Consumo de queijo não aumenta colesterol ruim, afirma pesquisa

Por Mariana Castro em 26/03/2017

Os benefícios do consumo de queijo e outros laticínios costuma gerar muita polêmica. Agora, um novo estudo pode fortalecer a ideia de que ingerir esses alimentos faz bem para a saúde. Segundo a pesquisa, pessoas que comem queijo são mais magras e tendem a ter menores níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim.

+ Uma em cada duas crianças está acima do peso em São Paulo, revela pesquisa

+ Fazer jejum pode retardar o envelhecimento, afirma pesquisa

O estudo realizado pela University College Dublin (UCD), na Irlanda, analisou o impacto de uma dieta rica em laticínios em 1.500 pessoas, com idades entre 18 e 90 anos. Os voluntários que ingeriram muitas porções desses produtos, que incluem leite, queijo, iogurte, manteiga e requeijão, tinham um IMC (índice de massa corporal) mais baixo e menores medidas, índice de pressão arterial e porcentagem de gordura.

A hipótese dos pesquisadores para esse resultado é que a gordura presente neste tipo de alimento tem efeito cardioprotetor, bloqueando parte da formação de colesterol e triglicérides no fígado. Outras pesquisas já defenderam que a gordura presente no queijo não aumentaria o colesterol ruim devido à combinação única dos ingredientes presentes nos laticínios.

Foto: Getty Images