Consumir mais frutas e verduras traz felicidade, diz estudo

Por Patricia Machado em 19/07/2016

Inúmeros estudos já comprovaram os benefícios que o consumo de frutas e vegetais pode proporcionar à saúde a longo prazo. No entanto, um novo estudo publicado no periódico American Journal of Public Health descobriu que esses alimentos são capazes de promover a sensação de felicidade e satisfação com a vida.

+ Como lavar frutas e verduras corretamente

+ Adolescentes brasileiros não comem frutas e adoram refrigerante, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade de Queensland, na Austrália. Eles contaram com a ajuda de 12.385 australianos adultos durante a fase de pesquisa de campo.

Os voluntários anotaram em um diário a sua rotina alimentar, além de descreverem as suas impressões em relação à sua saúde física e mental. O projeto queria descobrir quais eram os benefícios das frutas e vegetais para pessoas que não comiam os alimentos e passaram a consumir oito porções diárias dos mesmos.

Ao analisar o diário dos voluntários e comparar as descrições com os índices de saúde das pessoas, os cientistas concluíram que o aumento do consumo diário de frutas e vegetais é capaz de promover a sensação de felicidade e satisfação.

Para conseguir ilustrar a sensação de felicidade, os pesquisadores disseram que ela é equivalente ao bem-estar gerado quando uma pessoa desempregada consegue arrumar um emprego.

“A motivação das pessoas para comer frutas e verduras é baixa porque você não vê um resultado a curto prazo. No entanto, os benefícios desses alimentos para a promoção da felicidade podem ser observados em pouco tempo”, explicou Andrew Oswald, pesquisador da Universidade de Warwick, ao Huffington Post.

Foto: Thinkstock