Como se manter hidratado no verão?

Por Patricia Machado em 21/12/2016

Por causa das altas temperaturas do verão, as pessoas transpiram com maior facilidade e correm o risco de sofrer com a desidratação. Nesta época, é importante escolher com cuidado os alimentos consumidos porque eles devem ter a missão de ajudar o corpo a repor as energias perdidas.

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“Muitas pessoas acreditam que ao consumir alimentos com mais líquido já estão suprindo as necessidades diárias, mas é importante que 90% desse consumo venha do ato de beber água e os 10% de frutas, vegetais e outros alimentos”, explica Milene Massaro, nutricionista da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócios (Codeagro).

A alternativa para quem tem dificuldade em beber água ao longo do dia é preparar chás com ervas naturais em casa e consumi-los gelados. Outra dica é consumir água de coco, que é rica em minerais e tem alto poder de hidratação.

“O ideal é consumir a água de coco natural, extraída da fruta, mas se não for possível, prefira as que não têm adição de substâncias químicas, açúcares e conservantes. Por isso, é importante ler o rótulo”, orienta a especialista.

Durante o verão também é importante comer alimentos com grande quantidade de água. A cenoura e a couve manteiga, por exemplo, possuem 90% de água em sua composição, além de serem ricas em vitamina A, que ajuda manter a pele mais bonita. Já o tomate cru e a melancia também combatem o envelhecimento precoce e o aparecimento de diabetes, câncer e doenças cardíacas.

Outra opção para incrementar o cardápio é o abacate, composto por 83% de água. “A fruta tem a chamada gordura porque evita que os níveis de colesterol se elevem no sangue”, explica a nutricionista. Além disso, feijão, pepino, laranja, alface, brócolis e peixes em geral possuem alto teor de água em sua composição.

Como preparar os alimentos?

Para obter maior quantidade de água, o cozimento a vapor é o mais indicado para essa época do ano. A técnica é responsável por conservar a umidade do alimento e boa parte de suas vitaminas.

“Outra alternativa para melhorar o aproveitamento das propriedades nutricionais é reutilizar a água do cozimento de vegetais nas receitas. Usar a água da cenoura cozida para preparar o arroz ou a água da beterraba no feijão garante mais vitaminas nas refeições”, afirma Milene.

Foto: Getty Images