Como proteger as crianças de doenças respiratórias no inverno?

Por Patricia Machado em 20/07/2017

Durante o inverno, é comum que as crianças apresentem os sintomas de doenças respiratórias. Isso acontece porque a maioria delas passa boa parte do tempo em lugares fechados, mal ventilados e com uma grande quantidade de pessoas, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. Além disso, essa época do ano é marcada pela queda de umidade do ar e pelo aumento de poluentes, contribuindo para a surgimento dos problemas de saúde.

+ Principais cuidados com bebês no inverno

+ Como fortalecer a sua imunidade no inverno?

De acordo com Carla Verri Bigoni, pediatra da Pro Matre Paulista, a incidência de casos de rinite, sinusite, asma, gripes, pneumonia, resfriados, conjuntivite e amidalites aumentam durante os dias marcados por baixas temperaturas. “As principais complicações são em casos de bronquiolites, pneumonias, infecções de ouvido e insuficiências respiratórias”, afirma a especialista.

Para prevenir o aparecimento dessas doenças, o primeiro passo é lavar todas as roupas, casacos e cobertores que ficaram guardados durante as estações quentes. Isso evitará a proliferação de ácaros. “Com a chegada dessa época do ano, a primeira providência é lavar tudo que estava guardado para eliminar os ácaros. Também é recomendável evitar grandes aglomerações, pois isso favorece a transmissão do vírus da gripe, por exemplo”, orienta Carla.

Os pais devem sempre ficar atentos caso as crianças apresentem febres prolongadas, dificuldades respiratórias, amígdalas inflamadas, inchaço nos lábios e olhos, dores de cabeça e secreção no ouvido. A recomendação é levar a criança ao médico. Assim, será possível tratar o problema o quanto antes. “Fazer a higiene nasal e inalações com soro fisiológico se mostram eficazes para aliviar os primeiros sintomas”, afirma a pediatra.

Boy measuring fever

Lugares fechados, mal ventilados e com uma grande quantidade de pessoas facilitam a transmissão de vírus e bactérias

Outra dica para evitar doenças durante o inverno é aumentar a umidade dos ambientes. Isso pode ser feito com umidificadores ou panos molhados. É importante tomar cuidado com a utilização de aquecedores. Esses aparelhos fazem com que as vias aéreas fiquem mais ressecadas, facilitando a entrada de vírus, bactérias e outras partículas.

A pediatra alerta ainda que os pais devem manter os ambientes sempre limpos e arejados. Os bebês com mais de seis meses de idade devem tomar vacina contra a gripe influenza. “É importante ingerir líquidos, manter-se agasalhado, evitar variações bruscas de temperatura e aumentar o consumo de vitamina C, principalmente por meio do consumo de frutas como acerola, laranja e limão”, explica Carla.

Foto: Getty Images