Como os métodos contraceptivos funcionam?

Por Patricia Machado em 04/10/2016

Os jovens estão começando a sua vida sexual cada vez mais cedo. De acordo com os dados apresentados pela pesquisa Durex Global Sex Survey, no Brasil, os adolescentes perdem a virgindade quando completam 13 anos de idade. Por isso, é importante que eles conheçam os métodos contraceptivos existentes no mercado para evitar uma gravidez indesejada ou mesmo doenças sexualmente transmissíveis.

+ As principais dúvidas sobre a primeira consulta ao ginecologista

+ Três dicas para o início da vida sexual

Para mostrar como cada método funciona, o canal do YouTube Ted-Ed produziu um vídeo (disponível também com legenda em português) sobre o tema. Além de explicar como uma gravidez pode acontecer, a produção também revela como é possível bloquear ou imobilizar os espermatozóides e suprimir a ovulação.

No entanto, apesar das informações compartilhadas no vídeo, é importante lembrar que homens e mulheres devem consultar um médico antes de iniciar a vida sexual. “Nem sempre o médico vai examinar na primeira consulta. Na maioria dos casos, ele vai conversar com a paciente e orientar, podendo deixar o exame para um segundo momento”, explica Fábio Muniz, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Assista o vídeo:

Foto: Getty Images