Como combater a ressaca?

Por Mariana Castro em 14/02/2018

Depois de exagerar um pouquinho na bebida alcoólica, é comum acordar com aquele mal estar, popularmente conhecido como ressaca. Dor de cabeça, enjoo, azia, falta de apetite e queimação no estômago são seus sintomas mais comuns. Trata-se de uma reação do organismo ao alto consumo de álcool, que é prejudicial à saúde quando consumido acima de 30 gramas ao dia.

Os órgãos mais afetados pelo consumo de álcool em excesso são o fígado, estômago, coração, intestino e cérebro. “Ao serem metabolizadas, as bebidas formam compostos diferentes, de acordo com o tipo, e isso pode interferir na sensação de mal estar”, explica Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

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Algumas pessoas acreditam que a qualidade da bebida interfere na intensidade dos sintomas da ressaca, mas a especialista esclarece: “Não há uma ligação comprovada, o que influencia esse mal estar é o teor alcoólico. A vodca e o gim, por exemplo, são feitos a base de etanol puro e, quando metabolizados, formam o acetaldeído, que em excesso provoca desidratação e dor de cabeça”, explica Cintya. “Já a cerveja possui uma quantidade maior de água, podendo demorar mais para causar a ressaca”.

De acordo com a nutricionista, a ressaca pode ser intensificada ou variada, dependendo da combinação de bebidas alcoólicas. Opções destiladas, doces ou gaseificadas possuem maior permeabilidade, facilitando a absorção do álcool no organismo. Por isso, quando se misturam, as alterações físicas e emocionais podem surgir mais rapidamente. Isso inclui a cachaça, vodca, tequila e champanhe.

Como combater a ressaca?

Para quem exagerou na dose, a nutricionista aconselha uma alimentação leve. É recomendado evitar o excesso de cafeína e o consumo de comidas gordurosas. “Para diminuir a sensação de mal-estar, é preciso repor as energias com alimentos leves e de fácil absorção, a fim de não sobrecarregar ainda mais o fígado e estômago”, indica Cynthia. Por isso, incluir frutas e pães simples pode auxiliar.

Outro fator muito importante para combater a ressaca é a hidratação, que deve ser reforçada para evitar, principalmente, a dor de cabeça. A especialista ressalta que, além de muita água, uma boa ideia é consumir água de coco, que fornece líquido e auxilia na reposição de minerais. Outros alimentos com propriedades depurativas, como couve, repolho, melancia, beterraba e abacaxi, são indicados para desintoxicar o fígado e limpar o intestino.

O consumo de bebida alcoólica aumenta a quantidade de toxinas no corpo e desequilibra os níveis de açúcar, vitaminas e minerais. Por isso, demora um tempo para que o álcool no organismo seja metabolizado e eliminado. Uma taça de vinho, por exemplo, demora cerca de uma hora para ser completamente metabolizada. Portanto, o ideal é respeitar o corpo e evitar chegar à fase de ressaca.

Foto: Getty Images