Comer fora de casa aumenta as chances de sair da dieta, aponta estudo

Por Mariana Castro em 16/03/2017

Você seguiu a dieta durante toda a semana. Para isso, levou marmita para o trabalho e comeu coisas leves no jantar. Você está se sentindo ótimo – até que surge um convite para um almoço com a turma. O restaurante escolhido será uma hamburgueria, uma cantina italiana ou qualquer espaço em que o menu seja, na verdade, uma lista de tentações. Resistir, é claro, será um algo desafiador – ou impossível.

+ Prestar atenção no som da mastigação pode ajudar a comer menos

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

Uma nova pesquisa, realizada pela Associação Americana do Coração, comprovou que, quando isso acontece, a maioria das pessoas acaba deixando a dieta de lado. Segundo o estudo, a chance de sair da dieta é 60% maior quando a alimentação é feita em um ambiente social. Além disso, ao comer fora de casa, o risco de exagerar na quantidade de comida aumenta 60%.

O estudo concluiu que a tentação de sair da dieta ao comer em casa ou na residência de amigos é menor. A probabilidade de passar da meta calórica também é menor ao comer no trabalho (40%) ou no carro (30%). Apesar disso, os pesquisadores revelaram que, ao ficarem sozinhos, os participantes saiam da dieta em 50% das vezes.

+ Pesquisa descobre como a fome influencia as atitudes das pessoas

Para a pesquisa, 150 pessoas, sendo que 90% eram mulheres, forneceram seus hábitos alimentares durante um ano através de um aplicativo personalizado. Todos os participantes estavam acima do peso e buscavam seguir uma dieta de contenção calórica.

Foto: Getty Images