Saúde e Bem-Estar

Começando a correr? Saiba quais são as lesões mais comuns e como preveni-las

Começando a correr? Saiba quais são as lesões mais comuns e como preveni-las

A corrida de rua é uma das modalidades esportivas que mais cresce no país. A prática traz uma série de benefícios à saúde física e mental. No estado de São Paulo, somente em 2015 houve um crescimento de 10,87% no número de corredores em eventos em relação a 2014, segundo a Federação Paulista de Atletismo. No ano passado, exatas 724.130 pessoas correram pelas ruas da capital.

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Antes de ingressar no esporte, porém, é importante tomar algumas precauções para evitar lesões. A principal dica é procurar a orientação de um preparador físico e, assim, evitar problemas como a sobrecarga na estrutura muscular esquelética e dores nos joelhos causadas, principalmente, quando não é realizado um trabalho simultâneo de fortalecimento muscular.

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Saiba quais são as lesões mais comuns em corredores e como preveni-las, segundo o personal trainer Eduardo Rodrigues:

Inflamação da canela

Conhecida também como canelite, é caracterizada por uma inflamação dos tecidos do tendão e dos músculos ao redor da tíbia. É comum em esportistas que estão estreando no esporte. Para evitá-la, é preciso treinar sob supervisão de um profissional e respeitar os limites do corpo.

Fascite plantar

A fáscia plantar, localizada na sola do pé, liga o calcanhar aos dedos. A lesão ocorre devido a alterações na forma do pé, aumento de peso ou erros de pisada durante o treinamento. Treinar intensamente em terrenos irregulares pode aumentar as chances de desenvolver o problema, por isso o ideal é optar por lugares planos.

Torção

Também chamada de entorse, provoca o estiramento ou a ruptura de um ou mais ligamentos do tornozelo. O ideal é evitar terrenos esburacados, que aumentam as chances para a incidência deste tipo de lesão.

Fratura por estresse

São muito frequentes em decorrência do impacto da atividade durante a corrida. Para diminuir os danos, recomendam-se os exercícios de fortalecimento dos músculos com o acompanhamento de um profissional.

Tendinite de Aquiles

Caracterizada por uma inflamação ou degeneração do tendão de Aquiles, é fruto de um desgaste da articulação, que causa inchaço e dor. Como prevenção, o praticante não deve ultrapassar suas limitações físicas durante os treinos, além de realizar o alongamento antes e após a corrida.

Distensão Muscular

É resultado da sobrecarga de exercícios físicos sem repouso adequado ou por falta de alongamento. Acontece quando os músculos posteriores da coxa são contraídos fortemente e repetidamente, sobrecarregando os músculos mais fracos e levando ao estiramento muscular parcial ou total. Para prevenir, o ideal é fazer o alongamento adequadamente.

Lombalgia

Mais conhecida como dor na coluna, é fruto da ausência de alongamento e também da realização de exercício em postura inadequada. Além do alongamento, utilizar calçados adequados também contribui para evitar as dores. 

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