Coaching de emagrecimento é novidade para quem deseja perder peso

Por em 01/12/2016

Você já testou diversas dietas e não teve sucesso? Costuma compensar as suas tristezas e angústias na comida? Simplesmente não consegue emagrecer? Pois bem, talvez você não precise apenas de uma dieta, mas de um coaching de emagrecimento.

Elaine Lopes, psicóloga especialista em transtornos alimentares e obesidade e sócia da Soar Desenvolvimento Humano, explica que o coaching de emagrecimento trabalha diversos aspectos comportamentais do indivíduo. “Certos hábitos das pessoas com sobrepeso ou obesidade foram desenvolvidos durante a criação. O bloqueio em resolver algumas questões impede o avanço no processo de emagrecimento, pois existe uma dificuldade em mudar, espontaneamente e conscientemente, comportamentos que muitas vezes já estão enraizados.”

+ Qual a função do carboidrato na dieta?

+ 5 alimentos que podem sabotar a perda de peso

Essa especialidade tem o objetivo de atuar na identificação dos aspectos mais profundos do comportamento do paciente, que podem dificultar a sua capacidade de atingir metas. O indivíduo potencializa o autoconhecimento e, assim, se torna capaz de aplicar diversas melhorias na forma de agir e pensar, fazendo com que o processo de emagrecimento seja mais prazeroso e saudável, sem a necessidade de dietas muito restritivas.

“O primeiro passo do tratamento é o entendimento do seu funcionamento emocional e comportamental e a conclusão ocorre por meio da geração de hábitos mais saudáveis, que proporcionarão o emagrecimento que o paciente deseja”, diz Elaine.

É importante ressaltar que o coaching de emagrecimento não substitui o acompanhamento nutricional ou a academia, mas deve atuar como uma terapia complementar, que tratará do emocional do paciente.

Foto: iStock