Saúde e Bem-Estar

Cinco terapias alternativas que talvez você não conheça

Cinco terapias alternativas que talvez você não conheça

A medicina alternativa, também conhecida como terapia alternativa, reúne diferentes tratamentos não contemplados pela medicina tradicional, que se baseia exclusivamente em evidências científicas.

+ Conheça os benefícios da meditação e saiba onde aprender a técnica

+ Cinco dicas práticas para conquistar a felicidade

Desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares permitiu o acesso da população a essas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS), o que levou a um aumento na procura por este tipo de tratamento.

Essas práticas, além de ajudarem no combate de doenças, são importantes para o alívio do estresse e promoção do bem-estar. Elas surgem como uma saída para o tratamento de males mais subjetivos, como as doenças ligadas à tensões e ansiedades. De acordo com os médicos e terapeutas, o ideal é usufruir dos benefícios de ambas as formas de medicina, pois a combinação delas se mostra muito benéfica para a população.

+ Meditação é capaz de rejuvenescer o cérebro, conclui pesquisa

Por isso, é necessário conhecer os diferentes métodos a fim de escolher o melhor tratamento para as suas necessidades. Talvez você já tenha ouvido falar de acupuntura, homeopatia e uso de florais, mas as opções são inúmeras. Por isso, reunimos outras cinco terapias alternativas para você conhecer.

Confira:      

Ventosaterapia

A técnica ganhou destaque nos noticiários por ter sido usada por atletas de alta performance durante os Jogos Olímpicos. A ventosaterapia consiste no uso de copos de vidro ou acrílico que criam um vácuo levando à sucção da pele. Assim, grande parte da musculatura da região entra no copo, estimulando a circulação sanguínea naquele local.

O aumento do sangue na área favorece a nutrição dos músculos e alivia tensões e dores musculares. A técnica também pode ser utilizada para desintoxicar o organismo, aliviar problemas digestivos, hipertensão arterial e até para fins estéticos, como o tratamento de celulites e estrias.

ventosaterapia - divulgação

faixa_blog

Balanceamento muscular

Emoções, sensações negativas, estresse e traumas são registrados em seu sistema ao longo do tempo, desenvolvendo bloqueios que podem ser sutis ou profundos. Através de alguns testes, o balanceamento muscular visa identificar esses bloqueios e liberar a energia bloqueada na região para que ela volte a fluir por todas as partes do corpo.

Também chamado de cinesiologia aplicada, o objetivo deste tratamento é harmonizar completamente a pessoa. Estudos apontam uma melhoria na aprendizagem, memória e concentração, além de auxiliar em dietas de emagrecimento, postura corporal e disposição. A técnica não requer equipamentos e pode ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou crença, uma vez que não está associada a princípios religiosos.

faixa_blog

Reiki

Essa técnica japonesa utiliza as mãos de uma pessoa para canalizar a energia em outra, reduzindo o estresse e promovendo o relaxamento e a cura. O paciente sente um fluxo de energia passando por seu corpo, que limpa e reativa os meridianos e padrões energéticos. Esse método é muito simples e, apesar de sua natureza espiritual, não está envolvido com dogmas ou religiões.

Quando você retém emoções negativas, como mágoas, medos, raiva ou inveja, elas se acumulam, chegando ao nível físico em forma de incômodos, dores e desequilíbrios em geral. O reiki direciona as energias necessárias para os pontos do corpo que necessitam de tratamento, ajudando a eliminar tais bloqueios.

Palm healing

faixa_blog

Cromoterapia

Reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares, a cromoterapia busca, por intermédio das cores, equilibrar e harmonizar corpo, mente e emoções. As cores têm funções terapêuticas específicas, com cada uma delas atuando em um chakra ou órgão do corpo humano. Acionadas, elas impactam essas áreas, reenergizando o que estiver bloqueado ou em desequilíbrio, como no caso de doenças, por exemplo.

Durante o tratamento, as sete cores do arco-íris, além do rosa, são utilizadas. Cada uma possui uma função e, a medida que se propaga em um ambiente, gera efeitos curativos ou calmantes. Todo o organismo é capaz de receber os efeitos da cromoterapia, como alívio de enxaqueca, insônia, cansaço, estresse, ansiedade, indisposição física e má circulação sanguínea. Os efeitos do tratamento dependem da intensidade com que as cores são utilizadas. Normalmente, uma lâmpada de 25 watts é colocada a cinco centímetros da pele, durante aproximadamente três minutos.

faixa_blog

Geoterapia

Esta forma de terapia é um tratamento natural feito com frutos da terra, como argila, barro, pedras e cristais. Elas são vistas como ferramentas capazes de gerar o equilíbrio, se fundamentando no poder regenerador vindo da terra. Para isso, existem diversas técnicas como a massagem com pedras, que elimina energias negativas, a massagem com cristais, que equilibra os chakras, e o trabalho com argila.

Este, que também é conhecido como argiloterapia, limpa o organismo de toxinas. A argila também pode funcionar como um antisséptico, descongestionante, anti-inflamatório e cicatrizante. Além disso, ela alivia dores e tensões, tem efeito calmante e ativa o sistema nervoso e a circulação sanguínea, entre outros benefícios.

Green Clay Treatment At Spa

Fotos: Divulgação / Getty Images / Thinkstock

Mais em Saúde e Bem-Estar

Green tea

Sete benefícios do chá verde para a saúde

Mariana Castro19/01/2017
unhappy man suffering from backache at home

Casos de pedra nos rins são mais comuns no verão

Patricia Machado19/01/2017
young woman runner running on city bridge road

Exercícios de alta intensidade têm o mesmo efeito que atividades moderadas, diz estudo

Mariana Castro18/01/2017
makeup artist glues false eyelashes

Maquiagem nos olhos pode favorecer o surgimento de terçol

Redação Apontador18/01/2017
bebida alcoolica e aumento de apetite - getty images

Consumir bebida alcoólica aumenta o apetite, comprova estudo

Patricia Machado18/01/2017
Sick

Como diferenciar os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Carolina Romanini17/01/2017
Mexican chili con carne in a pan on a wooden

Comida apimentada pode reduzir o risco de morte, aponta pesquisa

Mariana Castro16/01/2017
portrait of happy young business man at office

Levantar durante o trabalho ajuda a queimar calorias, diz estudo

Patricia Machado16/01/2017
Salt spilling on table from salt cellar

Reduzir o consumo de sal poderia salvar milhões de vidas, aponta estudo

Patricia Machado16/01/2017
Feeling sick and tired.

Pesquisa descobre como o estresse aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Mariana Castro15/01/2017
Woman meditating in the lotus position closeup

Meditação, Reiki e musicoterapia serão oferecidos pelo SUS

Patricia Machado13/01/2017
medium roast steak

Consumir carne vermelha em excesso pode causar doença intestinal, diz estudo

Mariana Castro13/01/2017
bonecas de proposito - reprodução

Aposentada cria bonecas terapêuticas para confortar crianças internadas

Mariana Castro13/01/2017
Boy using digital tablet while lying on rug at home

Uso excessivo de dispositivos móveis pode causar problemas de visão em crianças, diz estudo

Patricia Machado12/01/2017
projeto acucar - capa - reproducao

Projeto mostra a quantidade de açúcar em produtos industrializados

Patricia Machado11/01/2017