Cinco dicas simples para controlar a ansiedade

Por em 14/06/2016

O acúmulo de tarefas, uma conversa mal resolvida, uma entrevista de emprego, algum tipo de mudança. Todos esses acontecimentos fazem parte do nosso cotidiano e cada um deles acaba gerando um tipo de expectativa, insegurança, inquietação ou até mesmo medo. E todas essas sensações podem causar ansiedade.

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“Passar por momentos que nos deixam ansiosos é normal. Porém, quando a ansiedade atrapalha, com frequência, nossas atividades diárias, é o momento de ficar atento”, alerta Talita Poli Biason, gerente médica da unidade de Medicamento Isento de Prescrição do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Quando a ansiedade é persistente, o mais adequado é procurar por um especialista. “O transtorno, em algumas situações, pode causar sintomas físicos como taquicardia e alteração da pressão arterial. Por isso, é importante uma avaliação médica que identificará o melhor tratamento”, descreve Talita.

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Talita dá algumas dicas para reduzir a ansiedade e viver melhor a partir de pequenas mudanças no seu cotidiano. Confira:

Pratique exercícios físicos

Realizar atividades físicas regularmente ajuda a liberar substâncias chamadas endorfinas, que auxiliam na redução dos sintomas da ansiedade e trazem ainda sensação de bem-estar. Além disso, beneficia a saúde cardiovascular.

Mantenha uma alimentação saudável

Investir em uma alimentação saudável e variada auxilia na promoção de sensação de bem-estar geral do organismo.

Tenha uma boa noite de sono

Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados, pois eles podem dificultar a indução ao sono. O ideal é deixar o ambiente silencioso e agradável. Dormir cerca de 8 horas por dia favorece a saúde e melhora o desempenho no cotidiano.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e pode gerar mais nervosismo e ansiedade. Prefira consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Tenha momentos de lazer

Atividades com a família ou amigos ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade e contribuem para o equilíbrio do corpo e da mente.