Saúde e Bem-Estar

Cinco dicas práticas para conquistar a felicidade

Cinco dicas práticas para conquistar a felicidade

Quando foi a última vez que você se sentiu verdadeiramente feliz? E quanto tempo isso durou? A felicidade é um sentimento muito cobiçado e, mesmo assim, muitos não se sentem plenamente felizes com frequência. Mais do que isso, muitos vivem em busca da felicidade e esperam atingi-la ao adquirir algo que desejam.

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Mas, psicólogos já provaram que essa não é a melhor estratégia, porque os picos de alegria, causados pela alguma conquista ou aquisição de algo, são efêmeros, levando a pessoa de volta ao estado de humor em que vivia antes da conquista de algo desejado muito rapidamente.

A revista Business UK reuniu cinco dicas, baseadas em diversos estudos, para atingir a tão sonhada felicidade. Quer um spoiler? Não tem nada a ver com efetivações e conquistas materiais. O segredo é focar sua mente no momento presente e ser grato pelo que você tem.

Confira:

Pratique a meditação

O ato de meditar implica em focar o seu pensamento no presente. Essa prática pode ajudar a reduzir sentimentos de depressão e ansiedade. É importante lembrar que a meditação exige prática e toda tentativa é válida, então não desista por achar que não está conseguindo de primeira.

meditação

Passe um tempo ao ar livre

Um estudo feito com estudantes revelou que um grupo, ao dormir na floresta por duas noites, tinha níveis mais baixos de cortisol – o hormônio do estresse – do que outro grupo, que passou as mesmas noites na cidade. O contato com a natureza aumenta a sensação de vitalidade, proporcionando mais disposição e ânimo.

Se envolva em atividades culturais

Uma pesquisa examinou os níveis de ansiedade, depressão e satisfação de mais de 50.000 noruegueses. O resultado mostrou que as pessoas que participavam de atividades culturais com frequência, como ir ao teatro, apresentavam níveis menores de depressão e ansiedade e se sentiam mais satisfeitas com sua qualidade de vida.

Chinese opera singer applying makeup to male

Gaste dinheiro com os outros

Um estudo feito em 2008 entregou para 46 voluntários um envelope com dinheiro. Uma parte do grupo foi instruído a gastar o valor com eles mesmos, enquanto os outros deveriam gastar o dinheiro com caridade ou presenteando alguém. O resultado mostrou que os que gastaram dinheiro com os outros apresentaram níveis maiores de felicidade.  

Seja um voluntário

Mais de 40 estudos feitos nos últimos 20 anos apresentaram uma maneira em comum para ser sentir feliz: o voluntariado. Essa atividade está ligada a menores taxas de depressão e maior satisfação geral com a vida, além de um risco menor de morte por doenças físicas – que são, muitas vezes, consequências do sentimento de angústia.

Volunteer teacher reading to a class of preschool kids

 Fotos: Thinkstock

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