Saúde e Bem-Estar

Cinco dicas práticas para acordar cedo

Cinco dicas práticas para acordar cedo

Quem cedo madruga, como já dizem os ditados populares, pode viver boas experiências. Ao acordar cedo, você aproveita melhor o dia, podendo utilizar o período da manhã para resolver tarefas e até fazer alguma atividade física ou de lazer antes de ir para o trabalho.

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No entanto, apesar dos inúmeros benefícios, acordar cedo nem sempre é fácil. Muitas pessoas têm dificuldades para acordar cedo por diversas motivos, que vão desde o consumo excessivo de cafeína ao longo do dia até uma rotina de sono desregulada.

Pensando nisso, o site The Independent reuniu algumas estratégias para ajudar você a sair da cama pela manhã. Como os truques são simples e práticos, você pode começar a colocá-los em prática hoje mesmo! Confira:

Coloque o seu despertador longe da cama

Se você usa o celular como despertador e, assim como a maioria das pessoas, dorme com ele do seu lado, pode ser muito fácil pressionar a tecla “soneca” ou mesmo desligar o aparelho e voltar a dormir. Por isso, uma boa dica é colocá-lo em um lugar do quarto que te obrigue a levantar para desligá-lo. Se mover fisicamente o ajudará na transição do sono para o despertar.

Sleepy young woman trying kill alarm clock

Se matricule em uma atividade matutina

Inscreva-se em alguma aula, plano de academia ou curso que exijam o seu comparecimento. O ideal é que você esteja muito interessado na atividade para que acorde motivado a ir até o local. Além disso, se a aula for paga, a sua ausência fará você perder dinheiro. Por isso, é provável que você faça de tudo para deixar a preguiça de lado.

Tenha uma rotina antes de dormir 

Criar um ritual noturno facilitará a sua preparação para ir dormir. Isso pode incluir desde um ritual de beleza até escrever sobre seu dia, acender um incenso ou ouvir uma música relaxante. Realizar atividades prazeirosas que te preparem para uma noite de sono o deixará animado para este momento e fará com que você consiga descansar com mais facilidade.

Woman in bath tub with candles

Tenha um motivo para acordar de manhã

Se a única coisa que você tem para fazer de manhã é tomar um banho e correr para o escritório, ficar na cama vai parecer muito mais tentador. Por isso, procure qualquer tipo de atividade para fazer pela manhã que te motive a levantar. Uma dica é escrever, antes de dormir, coisas que você quer fazer ou resolver no dia seguinte.

Diminua o tempo em frente às telas durante a noite

As pessoas são muito mais sensíveis à luz artificial que provém da tela de computadores e celulares do que imaginam. Pesquisas sugerem que o azul e branco emitidos pelas telas digitais impedem que o cérebro libere melatonina, hormônio que avisa ao corpo quando é hora de diminuir o ritmo. Por isso, o ideal é deixar esses aparelhos de lado entre duas ou três horas antes de dormir.

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Fotos: Getty Images

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