Saúde e Bem-Estar

Cientistas descobrem a quantidade ideal de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

Cientistas descobrem a quantidade ideal de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que as pessoas façam duas horas e meia de exercício físico por semana para ter uma vida saudável e evitar problemas crônicos de saúde. No entanto, uma nova pesquisa contesta essa determinação e sugere que uma rotina mais intensa de atividades evita a ocorrência de diabetes, problemas no coração, derrame e o surgimento do câncer.

+ Os benefícios do esporte para o corpo e para a mente 

+ Os esportes olímpicos que queimam mais calorias 

A pesquisa foi liderada por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e da Universidade de Queensland, na Austrália. Segundo eles, é preciso fazer 12 horas e meia de exercícios moderados por semana para evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde. A quantidade é cinco vezes maior do que a recomendada pelo órgão que regulamenta a saúde no mundo.

Além disso, o estudo concluiu que esses benefícios também são alcançados caso as pessoas façam cerca de 6 horas de uma atividade física intensa. “As pessoas que realizam exercícios por mais tempo do que o recomendado conseguem ter uma redução significativa no aparecimento de diabetes, doenças do coração, derrames, câncer de mama e câncer de intestino”, escreveram os autores da pesquisa, que foi divulgada no periódico British Medical Journal.

Os cientistas analisaram 174 estudos que foram publicados entre 1980 e 2016 e procuraram uma relação entre a prática de atividade física e o aparecimento de doenças.

Os resultados mostraram que a realização de exercícios moderados por 12 ou até 16 horas por semana reduz em 50% a chance das pessoas desenvolverem doenças do coração quando comparadas com aquelas que se exercitam apenas por duas horas e meia. Já a ocorrência de derrames, diabetes e câncer de intestino diminui 60% e de câncer de mama cai para 20%.

Foto: Thinkstock

Mais em Saúde e Bem-Estar

Bananas is good way for healthy carbs

O que comer antes e depois de uma atividade física?

Mariana Castro21/02/2017
Woman receiving cosmetic treatment

Como rejuvenescer a pele sem realizar procedimentos cirúrgicos?

Patricia Machado21/02/2017
Girls dancing at the festival

Dicas para cuidar dos olhos durante o carnaval

Redação Apontador20/02/2017
Happy woman at cafe using laptop

Marca de preservativos lança primeiro chatbot sobre saúde sexual no Brasil

Mariana Castro20/02/2017
Woman measuring her waist

Gene encontrado em verme pode ajudar a combater a obesidade, aponta estudo

Mariana Castro20/02/2017
Marijuana bud

Anvisa autoriza uso de medicamento à base de maconha para tratamento de Alzheimer

Patricia Machado17/02/2017
Doctor's and patient's hand

Câncer é a principal causa de morte por doença entre pessoas de 15 e 29 anos, diz estudo

Patricia Machado15/02/2017
idoso cartao de natal - imagem 3 - reproducao

Idoso com demência recebe cartões no dia dos namorados de pessoas desconhecidas

Mariana Castro14/02/2017
Noisy Nursery Lesson

Ruído nas escolas pode acarretar danos à audição de alunos e professores

Redação Apontador14/02/2017
Measuring fatty abdominal

Dormir menos de 7 horas por dia engorda, garante estudo

Patricia Machado13/02/2017
Alcohol cleaning gel

Anvisa suspende lote de gel antisséptico

Mariana Castro13/02/2017
girl in the forest uses the spray against mosquitoes

Oito produtos que podem perder o efeito ou fazer mal à saúde após o prazo de validade

Redação Apontador13/02/2017
Father and son future

Poupatempo ajuda no reconhecimento de parternidade

Mariana Castro13/02/2017
Audience with hands in the air at a music festival

Pesquisa descobre que música, sexo e drogas ativam as mesmas substâncias no cérebro

Mariana Castro10/02/2017
cadeira de rodas - divulgacao

Tecnologia permite que cadeiras de rodas sejam guiadas por expressões faciais

Patricia Machado10/02/2017