Saúde e Bem-Estar

Cientistas descobrem a quantidade ideal de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

Cientistas descobrem a quantidade ideal de exercícios para ajudar na prevenção de doenças

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que as pessoas façam duas horas e meia de exercício físico por semana para ter uma vida saudável e evitar problemas crônicos de saúde. No entanto, uma nova pesquisa contesta essa determinação e sugere que uma rotina mais intensa de atividades evita a ocorrência de diabetes, problemas no coração, derrame e o surgimento do câncer.

+ Os benefícios do esporte para o corpo e para a mente 

+ Os esportes olímpicos que queimam mais calorias 

A pesquisa foi liderada por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e da Universidade de Queensland, na Austrália. Segundo eles, é preciso fazer 12 horas e meia de exercícios moderados por semana para evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde. A quantidade é cinco vezes maior do que a recomendada pelo órgão que regulamenta a saúde no mundo.

Além disso, o estudo concluiu que esses benefícios também são alcançados caso as pessoas façam cerca de 6 horas de uma atividade física intensa. “As pessoas que realizam exercícios por mais tempo do que o recomendado conseguem ter uma redução significativa no aparecimento de diabetes, doenças do coração, derrames, câncer de mama e câncer de intestino”, escreveram os autores da pesquisa, que foi divulgada no periódico British Medical Journal.

Os cientistas analisaram 174 estudos que foram publicados entre 1980 e 2016 e procuraram uma relação entre a prática de atividade física e o aparecimento de doenças.

Os resultados mostraram que a realização de exercícios moderados por 12 ou até 16 horas por semana reduz em 50% a chance das pessoas desenvolverem doenças do coração quando comparadas com aquelas que se exercitam apenas por duas horas e meia. Já a ocorrência de derrames, diabetes e câncer de intestino diminui 60% e de câncer de mama cai para 20%.

Foto: Thinkstock

Mais em Saúde e Bem-Estar

Little boy, sneezing and blowing his nose outdoor

Como proteger as crianças de doenças respiratórias no inverno?

Patricia Machado20/07/2017
Women Friends Enjoyment Coffee Times Concept

Como a cafeína afeta o corpo humano?

Patricia Machado19/07/2017
Woman in a winter mountain putting sunsceen on her face.

É importante utilizar filtro solar no inverno?

Patricia Machado17/07/2017
Group of happy friends toasting cup of coffee

Consumo de café pode aumentar a expectativa de vida, apontam pesquisas

Patricia Machado13/07/2017
Beautiful smiling cute baby

Como cuidar e higienizar os dentes de leite?

Patricia Machado10/07/2017
Woman cleaning face in bathroom

Cuidados essenciais com a pele do rosto durante a noite

Redação Apontador07/07/2017
fridge with food

Cinco alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Patricia Machado06/07/2017
Woman hands in gloves holding a mug

Dicas para ter uma alimentação saudável no inverno

Patricia Machado05/07/2017
Homemade chocolate

Chocolate faz bem para o cérebro e melhora a qualidade do sono, diz pesquisa

Patricia Machado04/07/2017
Sneezing woman

Como fortalecer a sua imunidade no inverno?

Mariana Castro30/06/2017
Senior black couple dancing in their back garden

Casamento contribui para a saúde e longevidade do casal, conclui estudo

Mariana Castro21/06/2017
Vegetable salad

Dieta vegetariana ajuda na perda de peso, conclui pesquisa

Patricia Machado19/06/2017
Depressed young crying woman - victim

Síndrome do Pânico: entenda o transtorno que pode ameaçar a convivência social

Mariana Castro13/06/2017
Young female tech or scientist performs protein assay

Medicamento modificado em laboratório combate bactérias resistentes a antibióticos

Mariana Castro08/06/2017
Quarrels upset child

Divórcio conflituoso dos pais prejudica a saúde dos filhos até a idade adulta, diz estudo

Mariana Castro07/06/2017