Chocolate faz bem para o cérebro e melhora a qualidade do sono, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 04/07/2017

Se você é apaixonado por chocolate, vai gostar de saber o que um grupo de pesquisadores descobriu. Um estudo liderado por cientistas da Universidade de L’Aquila, na Itália, constatou que o consumo de chocolate por trazer inúmeros benefícios para a saúde. O doce é capaz de reduzir os efeitos da insônia e melhorar a qualidade do sono e perfomance do cérebro.

+ Psicólogos desenvolvem técnica para controlar compulsão por chocolate 

+ Dormir cedo pode ser sinal de problemas cardíacos, aponta pesquisa

Durante a fase de pesquisa de campo, os pesquisadores analisaram o que acontecia com o cérebro algumas horas depois da ingestão do chocolate. Os participantes também precisaram realizar testes visuais e de memória. Além disso, eles observaram o comportamento dos flavonoides, substâncias presentes no cacau e que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os resultados revelaram que o consumo diário de chocolate amargo trouxe ganhos importantes para a cognição, atenção, velocidade no processamento de informações e para a memória. Esses efeitos podem variar de cinco dias até três meses.

O estudo descobriu ainda que o chocolate é capaz de melhorar a fluência verbal de pessoas mais velhas e que os benefícios foram mais acentuados em adultos e idosos. Já para as mulheres, o alimento se mostrou eficaz ao reduzir os efeitos do cansaço após uma noite mal dormida.

Foto: Getty Images