Brasileiros dormem menos, diz pesquisa
Quantas vezes você disse que estava cansado e que adoraria tirar um cochilo hoje? Muitas? Pois bem, a sensação de cansaço tem uma explicação científica. Brasileiros, japoneses e cingapurianos figuram entre as nacionalidades que têm as noites de sono mais curtas do mundo, segundo novo estudo publicado na revista Science Advances.
+ Mulheres precisam de mais horas de sono do que os homens, diz pesquisa
+ Vídeo mostra o que acontece com o nosso corpo quando não dormimos direito
A equipe da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, coletou dados sobre o sono de 8 mil pessoas em 128 países. Para obter as informações, eles utilizaram um aplicativo chamado Entrain. A ideia era analisar a quantidade de sono que as pessoas tinham por dia ao anotarem no app o horário em que se deitavam e levantavam.
A pesquisa mostrou que pessoas no Japão, Cingapura e Brasil estão entre as que menos dormem em todo o mundo, porque elas acordam no mesmo horário que as pessoas no restante do planeta, mas vão para a cama mais tarde. Enquanto isso, os holandeses desfrutam de longas horas de sono e são considerados as pessoas que mais dormem no mundo.
Os pesquisadores descobriram que fatores sociais e obrigações profissionais são as razões para que os brasileiros não durmam cedo. Além disso, a pesquisa concluiu que o horário de acordar é influenciado pelo relógio biológico. Dessa maneira, o horário em que você vai para cama é que dita se você vai dormir muito ou pouco, uma vez que o seu corpo tenderá a acordar sempre no mesmo horário.
A partir dessas informações, os cidadãos de Cingapura têm a noite de sono mais curta do mundo, com 7h24. Os japoneses ficaram em segundo, com 7h30, e os brasileiros em terceiro lugar, com 7h36. Os dados mostram ainda que os japoneses vão para a cama às 23h30, enquanto os brasileiros se deitam por volta das 23h40.
Já os holandeses, campeões em horas de sono, costumam passar 8h16 dormindo. Eles são seguidos pela Bélgica e Nova Zelândia, que dormem 8h por dia.
Foto: Thinkstock