Saúde e Bem-Estar

Beber suco pode não ser tão ruim quanto você imagina

Beber suco pode não ser tão ruim quanto você imagina

Uma nova pesquisa publicada no The Journal of the American Medical Association (JAMA) indica que as coisas parecem estar melhorando no que diz respeito à nossa alimentação.

Os pesquisadores descobriram que estamos consumindo mais grãos integrais, nozes, sementes e frutas inteiras. Para chegar a esse resultado, eles analisaram os hábitos alimentares de cerca de 34 mil pessoas entre 1999 e 2012.

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A pesquisa também apontou que as pessoas estão consumindo mais sucos 100% naturais, o que é bastante positivo. Mas e aquela história de que os sucos de frutas são uma fonte sorrateira de açúcar?

Segundo a nutricionista Sonya Angelone, porta-voz da Academia de Nutrição Dietética, o problema com os sucos de frutas é que eles têm calorias que não dão saciedade. “Nosso organismo não reconhece as calorias líquidas, bem como calorias de alimentos integrais, mesmo se for de suco de fruta 100% natural”, explica ela. “Isso significa que nós não nos sentimos satisfeitos e acabamos comendo mais para compensar. Além disso, uma das grandes vantagens em comer frutas é obter sua fibra, coisa que os sucos de frutas não oferecem”, explica.

Mas ainda não é hora de excluir o suco natural da dieta. Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição Appetite for Health, diz que beber suco 100% natural é uma maneira de acrescentar uma fruta em sua dieta. “Ele fornece os mesmos nutrientes que a fruta, mas sem o benefício das fibras”, diz ela. Ela ainda aponta que os guias de alimentação saudável dos Estados Unidos dizem que um suco natural pode fornecer até metade das porções de frutas e vegetais recomendadas por dia.

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Sucos também têm flavonóides e carotenóides, bem como nutrientes como as vitaminas A e C, potássio e ácido fólico. Resumindo, eles são bem melhores do que refrigerantes do ponto de vista nutricional.

“Sucos de frutas podem ser parte de uma dieta saudável, se consumidos em uma pequenas quantidades”, diz Angelone. Ela recomenda não tomar mais do que 200 ml por dia, além de sempre dar preferência ao consumo da fruta inteira, quando puder.

Basicamente, se você não pode viver sem seu suco matinal, não se culpe por manter esse hábito. Afinal de contas, essa é uma boa maneira de adicionar alguns nutrientes extras na sua dieta. Apenas certifique-se de incluir frutas inteiras também, para garantir a dose adequada de fibras.

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