Batata frita e pão torrado podem aumentar o risco de câncer, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 26/01/2017

Consumir uma porção de batata frita no almoço ou um pão torradinho no café da manhã deixa qualquer refeição mais saborosa. No entanto, uma nova descoberta feita pela Agência de Normas Alimentares da Grã-Bretanha (FSA, na sigla em inglês) alerta que esses alimentos podem aumentar o risco de câncer.

+ Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM

+ Sete benefícios do chá verde para a saúde

A agência chegou a tal conclusão depois de realizar diversos estudos em animais. De acordo com os cientistas, preparar por um longo tempo e em altas temperaturas alimentos ricos em amido, como o pão e a batata, eleva a produção de acrilamida.

Apesar da substância produzida naturalmente durante o cozimento, quando consumida em excesso, ela pode ser considerada tóxica e pode, inclusive, aumentar as chances de surgimento de tumores cancerígenos.

Para evitar o problema, a recomendação é fritar, assar ou torrar a batata ou o pão até eles adquirirem uma coloração dourada. A cor marrom deve ser interpretada como um perigo à saúde. Além disso, as batatas não devem ser guardadas na geladeira. As baixas temperaturas aumentam os níveis de açúcar, elevando a quantidade de acrilamida produzida no cozimento. O ideal é manter o alimento em um ambiente escuro, fresco e em temperatura acima de 6ºC.

Foto: Getty Images