Até 2030, a expectativa de vida para as mulheres será de 90 anos

Por Mariana Castro em 05/03/2017

A medicina está avançando – e cada vez mais rápido. Isso permite que as pessoas vivam por mais tempo e tenham maior qualidade de vida. Segundo um novo estudo, em menos de 15 anos, a expectativa de vida para as mulheres será chegar aos 90 anos. Atualmente, a expectativa de vida da mulher é de 75,5 anos.

+ Aumenta expectativa de vida do brasileiro, segundo IBGE

A pesquisa, comandada pela Imperial College de Londres, na Inglaterra, foi feita combinando 21 modelos matemáticos que previam a expectativa de vida em 35 países desenvolvidos. O resultado foi uma estimativa de, aproximadamente, 15 anos a mais de vida para mulheres de países como Coreia do Sul, França e Espanha.

Isso também acontecerá com os homens, que, atualmente, tendem a viver menos que o sexo feminino. Essa diferença será diminuída até 2030, com exceção do México, onde aumentará um pouco. Segundo o estudo, isso acontecerá porque os homens estão adquirindo melhores hábitos, como beber e fumar menos.

+ Uso do facebook pode estar associado à longevidade, aponta pesquisa

+ Óculos de realidade virtual ajuda estudantes de medicina a entenderem o que é ser idoso

Homens sul-coreanos terão uma expectativa de vida de 84 anos, destacando o país nesse quesito para ambos os gêneros. Isso se deve, segundo os cientistas, a uma melhora no acesso aos cuidados médicos. Além disso, o país vem promovendo uma alimentação saudável entre crianças e adolescentes e já tem taxas de obesidade e de tabagismo entre as mulheres menores do que a maioria dos países analisados.

Os resultados encontrados pela pesquisa foram publicados na revista médica britânica The Lancet.

Foto: Getty Images