6 dicas para preservar a coluna em viagens

Por em 28/11/2016

Quem sofre de dores na coluna sabe que nem tudo são glórias durante uma viagem. De repente, pensar em dormir em uma cama desconhecida, passar horas dentro de um ônibus ou avião com os movimentos limitados e carregar malas não parece tão atraente.

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O ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, dá algumas dicas para você preservar a sua coluna em viagens. Confira:

Atenção com a postura

A falta de postura pode fazer você trocar o lazer pela sala de fisioterapia. Por isso, é importante ter cuidado com a postura durante a viagem, tanto durante o trajeto quanto nos dias de descanso. Evite também fazer movimentos bruscos ou fora do que já está acostumado. Se a atividade for muito intensa, ela poderá gerar aquela dor incômoda de fadiga muscular que persiste por alguns dias e limita o lazer.

Posição do banco do carro

Fique atento à posição do banco enquanto estiver dirigindo. A distência correta pode evitar dor nas pernas, braços e, principalmente, na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta. “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar totalmente apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente. Os braços não devem ficar totalmente esticados e tampouco muito dobrados, limitando os movimentos”, explica o especialista

No ônibus ou no avião

Em viagens de ônibus ou avião, além de vigiar a postura na hora de se acomodar, é importante levantar a cada duas e caminhar pelo corredor para não sobrecarregar a coluna sentado. “Procure andar e mexer os pés durante o voo e descer nas paradas de ônibus para caminhar um pouco”, alerta.

Faça alongamentos

Woman streching while travelling by train.

Caso o trânsito esteja muito ruim e o tempo parado no trânsito for longo, o ideal é alongar pernas e braços, alerta Vidal. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical”. Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço. “Enquanto o carro estiver parado, o motorista deve movimentar o pescoço de um lado e de outro. Umas cinco vezes de cada lado é o ideal. Esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão”, explica o especialista.

Cuidado ao carregar as malas

O peso da mala também é um grande vilão para a coluna e a viagem tão esperada pode ser interrompida pela falta de postura na hora de carregar peso ou abaixar para pegar a bagagem. “É preciso retomar a atenção com a postura. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem, não faça movimentos bruscos e, quando possível, dê preferência para as malas com rodinhas”, afirma Dr. Rogério Vidal.

Comece já o trabalho de prevenção

Alongar o corpo durante o dia e fazer caminhas são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem. “Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício”.