5 dicas para prevenir a retração da gengiva
Dentes amarelados, raiz exposta e hipersensibilidade são sinais de retração gengival. A doença acontece quando o tecido da gengiva retrai, expondo a dentina e causando a sensibilidade dos dentes — aquela dorzinha irritante que sentimos quando bebemos algo muito gelado ou mordemos um sorvete, por exemplo.
+ Uso do fio dental pode ser desnecessário, de acordo com pesquisa
+ Obesidade pode afetar a saúde bucal, diz pesquisa
Uma série de fatores podem causar o problema, como o excesso de força ao escovar os dentes, as doenças periodontais, o bruxismo (ato de apertar ou ranger os dentes), a ingestão de determinados alimentos, e até o avanço da idade e alguns fatores genéticos.
“É preciso consultar um profissional ao notar uma sensibilidade frequente a bebidas e alimentos quentes ou gelados ou identificar o aparecimento de sinais da retração. Quanto mais cedo o paciente descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado, maior a chance de evitar problemas mais graves”, afirma a dentista e consultora de higiene bucal da Condor, Érika Vassolér.
Na maioria dos casos, a sensibilidade nos dentes pode ser combatida com técnicas de enxerto na região da gengiva, recobrimento da área exposta do dente com resina composta, tratamentos a laser, uso de cremes dentais com flúor ou, ainda, aplicações de flúor.
Para ajudar a prevenir o problema, a especialista Érika Vassolér dá quatro dicas para você colocar em prática já e combater a retração da gengiva:
- Escolha escovas dentais com cerdas macias e evite movimentos rápidos e bruscos na hora de escovar os dentes, principalmente nas regiões próximas às gengivas.
- Procedimentos como raspagens e limpezas dentais evitam que a retração aumente.
- Fuja de alimentos e bebidas ácidas, como frutas cítricas, refrigerantes e bebidas alcóolicas – em especial o vinho.
- Evite o consumo de bebidas muito quentes ou muito geladas, como sorvetes, milk-shakes, café e chocolate quente.
- Reduza o consumo de doces em geral.
Foto: iStock