5 alimentos e remédios que você não deve misturar

Por em 18/11/2016

Faz mal tomar remédio com refrigerante. A vitamina C reduz o efeito do anticoncepcional. Enquanto “crenças” como essas são ignoradas pela maioria das pessoas na hora de tomar um medicamento, a ciência levanta outras evidências sobre os riscos de misturar certas substâncias com alguns alimentos.

+ Comidas preparadas em altas temperaturas fazem mal à saúde

+ Poluição eleva o risco de pressão alta, revela pesquisa

O site LittleThings listou algumas delas. Veja:

Remédio para Pressão X Banana

Banana

Os medicamentos para pressão geralmente elevam a quantidade de potássio no sangue. Como a banana também é rica nessa substância, misturar as duas coisas pode gerar um excesso de potássio no organismo, causando arritmia e palpitações.

Fique atento a outros medicamentos que são ricos em potássio: folhas verdes, laranja e sal.

Remédio para o Colesterol X Toranja

red cut grapefruit

A toranja (ou o suco dela) pode potencializar os efeitos colaterais desse tipo de remédio – entre eles a dor nas pernas.

Essa fruta também pode interagir de maneira irregular com outros medicamentos. Se você tem o costume de consumir a famosa “grapefruit” e está fazendo algum tratamento médico, converse com o seu médico.

Antibióticos Bactericidas X Embutidos

Cold cuts

Misturar esse tipo de medicamento com alimentos que contêm o amino-ácido tiramina pode resultar em picos de pressão alta.

Entre os alimentos que são ricos nessa substância estão os embutidos, queijos processados, fermentados, abacate, chocolate e banana.

Medicação para a Tireoide X Oleaginosas

Castanhas do pará (Oleaginosas)

Os nozes, assim como outros alimentos ricos em fibras, impedem o organismo de absorver esse tipo me medicamento corretamente. Por esse motivo, a maioria dos médicos pede para que os pacientes tomem medicamentos para a tireoide em jejum, assim as substâncias são amplamente absorvidas.

Anticoagulantes X Espinafre

spinach

Alimentos ricos em vitamina K, como o espinafre, podem interferir no efeito de medicamentos anticoagulantes e para afinar o sangue.