Os monumentos mais famosos do Brasil

Por Thomas Coelho em 07/03/2018

Depois de listar o melhor da arquitetura no Brasil, o Apontador decidiu ir mais a fundo e selecionar alguns dos monumentos mais importantes do nosso país. E não são poucos.

+ Procurando as melhores ofertas de hotéis e pacotes para viajar? Veja aqui onde encontrar!

+ Programação de setembro no Teatro Liberdade com desconto #TÁNOAPONTADOR

Os monumentos, em sua grande maioria, são representações feitas em referência a algum momento histórico ou uma homenagem a um personagem importante da história do país ou da região em que está. Um exemplo é o Monumento da Independência do Brasil, em São Paulo, feito em homenagem ao centenário desta data tão importante. Quer conhecer mais? Confira a lista:

Congresso Nacional – Brasília/DF 

A arquitetura do Congresso Nacional impressiona os visitantes pela grandiosidade e o design contemporâneo de Oscar Niemayer. Além dos três poderes políticos terem sede no local, a obra também representa um períodos importantes da história do Brasil, pois muitas das manifestações pela implementação da democracia no país ocorreram ali.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro/RJ 

1_cristor_redentor_2014

O Cristo Redentor é o monumento mais famoso do Brasil e eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo – isso, por si só, já é motivo suficiente para visitá-lo. Mas quem sobe até o corcovado para ver o monumento de perto ainda é presenteado com uma vista incrível do Rio de Janeiro.

Doze Profetas de Aleijadinho – Congonhas/SP 

Sanctuary_of_Bom_Jesus_do_Congonhas

Aleijadinho foi um importante escultor brasileiro, que ficou famoso pelas suas obras em Minas Gerais e por ter contraído a lepra, doença que lhe rendeu o famoso apelido. A escultura dos doze profetas foi feita em pedra sabão, entre os anos de 1795 e 1805, como uma referência à cultura cristã da época.

Elevador Lacerda – Salvador/BA 

sunset-88755_640

Cartão Postal de Salvador, o Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873, sendo pioneiro na área urbana e na época o mais alto do mundo, com 63 metros de altura. Mesmo sendo um ponto turístico famoso, ele ainda serve como meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

Estátua do Laçador – Porto Alegre/RS 

SONY DSC

A Estátua do Laçador é uma linda representação em homenagem ao Rio Grande do Sul, através do tradicional gaúcho “pilchado”. Com 4,45m de altura e esculpida em bronze, quem visita Porto Alegre não tem como ignorar o monumento.

Marco Zero – Macapá/AP 

Equator_Line_Monument,_Macapá_city,_Brazil

Localizado em Macapá, o Monumento do Marco Zero é uma representação que marca o local exato onde a linha imaginária do equador atravessa o Brasil. Além de representar um lugar com latitude e longitude zero, dali ainda é possível observar o Equinócio nos meses de março e setembro.

Monumento do Ipiranga – São Paulo/SP 

Monumento_à_Independência_04

Inaugurado em 1926, o Monumento do Ipiranga foi construído em São Paulo como uma homenagem ao centenário da independência do Brasil. A estátua é uma representação do momento em que Dom Pedro I proclamou a tão famosa frase “Independência ou Morte”.

Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial – Rio de Janeiro/RJ

Pracinhas-CCBY

O Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial tem em seu nome o motivo da sua construção. Além de, obviamente, homenagear os brasileiros que participaram e morreram na guerra, a obra ainda abriga um mausoléu com os restos mortais dos soldados, um museu e algumas esculturas que fazem referência à época.

Obelisco do Ibirapuera – São Paulo/SP 

Obelisco_de_São_Paulo_04

O Obelisco aos heróis de 32, ou Obelisco de Ibirapuera, como é popularmente chamado, é um monumento feito em homenagem aos homens que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932. A obra de 72 metros de altura lembra os anônimos que lutaram contra o governo provisório de Getúlio Vargas e a mudança da constituição brasileira.

Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo – São Miguel das Missões/RS 

7451994288_e1bde45822_o

As Missões Jesuítas, que pretendiam espalhar o cristianismo pelo mundo inteiro, aconteceram simultaneamente no século XVIII e, no Brasil, tiveram força no Rio Grande do Sul. As ruínas das edificações do que sobrou daquele período é hoje o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e um dos monumentos mais impressionantes do Brasil, retratando a importância histórica daquele período.

Fotos: Divulgação/ Reprodução