Exposição sobre o holocausto chega à América Latina pela primeira vez

Por Mariana Castro em 14/09/2016

Pela primeira vez na América Latina, a exposição Last Folio – Preservando Memórias chega à São Paulo. A mostra apresenta 66 imagens do renomado fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, que registraram de maneira emocionante o holocausto e a destruição causada pela Segunda Guerra Mundial na Eslováquia.

+ Exposição inédita em São Paulo conta a história dos Beatles

+ Tom Cavalcante apresenta novo espetáculo em São Paulo e no Rio de Janeiro

Já tendo passado por diversos países europeus, como Alemanha, Rússia, Eslováquia e Itália, além da sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos, a exposição acontece no espaço Unibes Cultural, em comemoração ao primeiro aniversário do local.

Nas fotografias e filmagens são retratadas sinagogas e escolas abandonadas, artefatos religiosos e livros deixados para trás com a deportação massiva para os campos de concentração. Além disso, retratos de sobreviventes do Holocausto compõem a exposição, com o objetivo de manter viva as memórias para que esse passado sombrio não se repita.

exposição last folio 1 - divulgação

Nascidos na antiga Checoslováquia, os artistas foram obrigados a deixar sua terra natal em 1968 por razões políticas. Onze anos depois, Yuri voltou a viajar pela Eslováquia para retratar os testemunhos dessa história. Já Katya se juntou a ele apenas em 2005.

Atualmente, Yuri reside no Canadá e seu trabalho como fotógrafo é reconhecido internacionalmente. A cineasta vive em Londres e é cofundadora da Portobello Pictures, companhia de produção televisiva e cinematográfica que já chegou a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Assista ao vídeo sobre a exposição:

  • Onde? Unibes Cultural
  • Quando? De segunda a sábado, até o dia 22/10. Das 10h às 18h.
  • Quanto? Gratuito

Fotos: Divulgação