Destinos para viajar e praticar esportes radicais no Brasil

Por Patricia Machado em 27/04/2015

Sabe aquela sensação de adrenalina? Seu coração bate mais rápido, você fica ansioso e ainda dá aquele friozinho na barriga? Alguns turistas são viciados nesses momentos em que o medo e a alegria se misturam. Se você faz esse perfil, o Apontador listou lugares para aliar uma deliciosa viagem à prática de esportes radicais.

No Brasil, os viajantes aventureiros tem inúmeras opções para se divertir e buscar novos desafios. Da Bahia a Santa Catarina, é possível mergulhar, escalar penhascos e explorar cavernas. Agora, é só escolher o destino e preparar a coração. Dê uma olhada:

Cavernas

Petar

Localizado em São Paulo, o Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar) abriga uma enorme área de Mata Atlântica e possui mais de 300 cavernas. Ao desbravá-las, o visitante se depara com diferentes desafios que vão desde cavernas com enormes rios e rapéis até cavernas com estruturas que ajudam o visitante durante o passeio, contando com escadas, pontes e passarelas.

Como planejar a viagem?

Paraquedismo

PARAQUEDISMO RESENDE

Que tal saltar de uma altura de 40 000 metros do chão a mais de 200 km/h? Um dos melhores locais para praticar o paraquedismo é em Boituva, no interior de São Paulo. Lá, o aventureiro pode saltar com um instrutor e registrar todos os momentos em foto ou vídeo.

Como planejar?

Kitesurf

kitesurf

O vento é o principal personagem na aventura que agita a tranquila e paradisíaca Jericoacoara, no Ceará. Usando uma pipa que capta a força dos ventos e uma prancha com alças para os pés, o kitesurf permite ao aventureiro deslizar sobre a água. Os mais experientes e radicais conseguem fazer manobras e tornar a experiência ainda mais divertida.

Como planejar?

Rafting

Rafting

Foz do Iguaçú, no Paraná, é o local perfeito para a prática de rafting. Usando botes infláveis e equipamentos de segurança, o turista encara corredeiras e quedas. Nos trechos mais calmos é possível até nadar no rio. O início da maioria dos percursos é próximo às Cataratas, o que dá ao visitante uma vista magnifica que, com certeza, irá acelerar ainda mais os batimentos cardíacos antes da aventura.

Como planejar?

 Rapel

rapel

Bonito é uma cidade referência quando o assunto é aventura e turismo. O local possui paisagens incríveis e promete muita emoção ao visitante. O município, situado no interior do Mato Grosso do Sul, conta com o famoso Abismo de Anhumas, uma famosa caverna que possui um lago submerso. Mas chegar até lá não é fácil. O turista precisa fazer um rapel de 72 metros de altura para ver a beleza da caverna.

Como planejar?

Balonismo

balao

O passeio de balão é para aqueles que gostam de aventura, mas não querem se arriscar em algo mais radical. A velocidade aqui não passa dos 20km/h. O ponto de partida da maioria dos passeios é a cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. O voo dura cerca de uma hora e é um delicioso passeio para fazer com a família.

Como planejar?

Mergulho

Mergulho em naufrágios

O arquipélago de Fernando de Noronha é um ótimo destino para iniciantes e profissionais que desejam mergulhar. Isso porque a água permite a visibilidade até 50 metros de profundidade e a temperatura é super agradável – chega a 28°C. O local possui 21 ilhas, uma enorme variedade de corais e mais de 200 espécies de animais marinhos. Para quem se interessa por história, há diversas embarcações naufragadas no local que podem ser exploradas através do mergulho.

Como planejar?

Cave Jump

Lugares para pular de bungee jump

A Gruta do Lapão, localizada na região da Chapada Diamantina, na Bahia, é o único lugar do Brasil em que é possível saltar da boca de uma caverna. O esporte se chama cave jump, mas as técnicas são as mesmas usadas em um salto de bungee jump. Lá também é possível fazer trilhas, caminhadas e passeios a cavalo ou de bicicleta.

Como planejar?

Voo Livre

voo livre

A Pedra da Gávea e a Pedra Bonita, no Rio de Janeiro, são bons destinos para quem deseja fazer o voo livre. De lá, é possível ver o Rio de Janeiro do alto e curtir a adrenalina. Quem já experimentou esse esporte radical, garante que a aventura faz a pessoa se sentir como um pássaro. Os voos com instrutores duram entre 10 e 20 minutos.

Como planejar?

Mountain Bike

mountain bike

O objetivo do Mountain Bike é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, possui diversos parques que permitem aos amantes da bicicleta observar a natureza e encarar diversos desafios. Uma dica é o Parque das Nascentes, com 35 km de trilha e 25 km de estrada.

Como planejar?