Destinos para mergulhar no Brasil

Por Patricia Machado em 05/06/2015

O Brasil é um dos destinos mais cobiçados para a prática do mergulho, que permite desvendar o fundo do mar e conhecer paisagens deslumbrantes. Segundo dados recentes do Ministério do Turismo, a atividade é o segundo motivo de viagens de lazer feita por estrangeiros no país.

O mergulho pode ser feito no mar ou no rio, em águas mornas ou geladas, e flutuando com snorkel ou mergulhando com tanques de oxigênio. Durante a atividade, o mergulhador se depara com paisagens magníficas e ainda tem a companhia de peixes, tartarugas e golfinhos. Os mais experientes podem conhecer navios naufragados, que estão cheios de história, ou se aventurar em cavernas.

Mas, antes de começar a desvendar o fundo do mar, é importante procurar escolas que ensinem a técnica e tenham os equipamentos de segurança necessários para que o mergulho seja seguro.

Ficou animado? Conheça os destinos mais famosos para mergulhar no Brasil e descubra quais escolas ensinam a técnica.

Fernando de Noronha/PE

Mergulho em naufrágios

O arquipélago de Fernando de Noronha é um ótimo destino para iniciantes e profissionais que desejam mergulhar. O local possui 21 ilhas, uma enorme variedade de corais e mais de 200 espécies de animais marinhos. A água permite a visibilidade até 50 metros de profundidade e a temperatura é agradável. Para quem se interessa por história, há diversas embarcações naufragadas no local que podem ser exploradas durante o mergulho.

Onde aprender?

faixa_blog

Bonito/MS

mergulho bonito 2

O local é um dos destinos prediletos para quem quer mergulhar em água doce. O mergulhador pode observar diversas espécies de peixes – a favorita de muitos é o dourado. As cavernas alagadas também servem para o mergulho. Os mergulhadores mais experientes podem encarar o Abismo Anhumas. Para chegar lá é preciso fazer um rapel de 72 metros. O lago de águas cristalinas, que fica dentro da caverna e tem o tamanho de um campo de futebol, surpreende os mergulhadores.

Onde aprender?

faixa_blog

Abrolhos/BA

abrolhos 4

O Parque Nacional de Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil. O objetivo é preservar a biodiversidade local. Durante o mergulho é possível conhecer mais de 19 espécies de corais e 95 tipos de peixes. O parque também abriga quatro navios naufragados, que permitem a exploração. Entre julho e novembro, o destino é local de procriação das baleias jubarte.

Onde aprender?

faixa_blog

Ilha do Arvoredo/SC

Ilha do arvoredo 2

No litoral de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo é um ótimo destino para quem gosta de mergulhar. A Reserva Biológica do Arvoredo possui uma variedade imensa de animais marinhos. É fácil encontrar tartarugas, polvos, tainhas e arraias, por exemplo. No verão, a visibilidade pode chegar a 15 metros. A temperatura da água fica em torno de 20°C.

Onde aprender?

faixa_blog

Arraial do Cabo/RJ

mergulho arraial do cabo 2

O mergulhador que deseja desvendar o fundo do mar de Arraial do Cabo precisa estar preparado para as baixas temperaturas da água, que chegam a 15°C. As águas são transparentes e é possível ver espécies de cavalos-marinhos e tartarugas. Quem mergulhar na região pode observar um navio que afundou em 1827.

Onde aprender?