Conheça os desertos brasileiros

Por Thomas Coelho em 21/05/2015

Quando falamos em deserto lembramos logo do Saara, Kalahari, Atacama, mas muito provavelmente você nunca imaginou que existissem algumas áreas desertificadas no Brasil.

+ Lugares incríveis para ver o Pôr do Sol

É difícil imaginar que em um país que tem a Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal, existam áreas de deserto. Devido às ações humanas contra o meio ambiente, isso tem aumentado e as áreas desertificadas vem surgindo no nordeste brasileiro, mas especificamente no Piauí (foto em destaque), Ceará e Pernambuco.

O processo costuma levar até 20 anos, sendo o processo de desertificação a combinação do empobrecimento do solo com a falta de chuvas, o que deixa o solo com menos nutrientes e provoca uma escassez de vegetação

Jalapão

O Parque Nacional do Jalapão, em Tocantins

Segundo o site Pensamento Verde, especializado em meio ambiente, cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do território brasileiro está sob risco de se transformar em deserto. Essa área sujeita à desertificação corresponde a 15% do solo nacional, segundo dados do Insa (Instituto Nacional do Semiárido),  ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ainda de acordo com a publicação, estima-se que o Rio Grande do Norte tenha a área mais suscetível a enfrentar um processo de desertificação, já que cerca de 70% do território sofre com a diminuição da quantidade de chuvas e o solo descoberto, que proporcionam maior condição para que o processo ocorra.

A região dos Lençóis Maranhenses e do Parque Nacional do Jalapão, dois grandes destinos turísticos nacionais, são apontadas como áreas de deserto brasileiro.

lencois-maranhenses-5

Será que um dia teremos camelos por aqui também?