Seis itens para revisar antes de viajar de carro

Por Mariana H. Lucas em 01/02/2016

Os brasileiros já estão acostumados com o trânsito estressante nas vésperas de feriados. Por isso, quem pega estrada nessa época busca o melhor caminho a seguir e o horário certo para sair de casa.

Além do maior fluxo de veículos, outros fatores contribuem para o aumento do congestionamento nas vias, especialmente nessas ocasiões. Um dos principais motivos causadores das filas são os acidentes.

Para evitar que problemas com o carro atrapalhe a sua viagem, listamos alguns itens essenciais para você checar antes de encarar a estrada.

Confira as dicas:

  • Mesmo que já tenha realizado a manutenção regular do seu veículo, não custa nada fazer uma última revisão antes de pegar a estrada. Cheque, principalmente, o nível dos fluidos, pneus, alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas.
  • Preste atenção também no excesso de peso, tanto de carga quanto de passageiros, pois com o volume extra o carro pode reagir de maneira diferente da habitual.
  • Calibre os pneus com o volume indicado para o seu carro.

  • Confira o nível de combustível antes de sair da área urbana (nem todas as estradas têm posto de gasolina no meio do caminho).
  • Outra dica importantes: não enfrente o trânsito com sonolência ou cansaço! Ter uma boa noite de sono antes da viagem é essencial, pois só assim o motorista poderá manter a atenção redobrada nos obstáculos da estrada.
  • Um último (e mais importante) conselho: NUNCA dirija alcoolizado.