Risadas são capazes de identificar se uma amizade é verdadeira, diz estudo

Por Patricia Machado em 14/04/2016

Ouvir pessoas rindo ao mesmo tempo, nem que seja por um breve segundo, é capaz de determinar o grau de amizade entre os envolvidos. Quem traz essa descoberta é um estudo comandado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

+ Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

A pesquisa foi liderada pelo especialista em comunicação Greg Bryant e publicada no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences. O objetivo do projeto era entender a importância da risada na comunicação e como esse artifício seria capaz de revelar a intensidade dos laços de amizade.

O estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira parte, os cientistas reuniram alguns voluntários e formaram 48 duplas – que incluíam duplas femininas, masculinas e mistas. Depois, eles pediram para que cada dupla começasse a conversar e os momentos de risada foram gravados.

Na segunda etapa da pesquisa, os pesquisadores pediram para que 966 pessoas de diferentes países e classes sociais ouvissem as risadas que haviam sido gravadas. A ideia é que eles fossem capazes de identificar quais duplas eram amigas de verdade e quais pessoas não se gostavam ou não se conheciam.

Os voluntários conseguiram acertar 61% dos casos, o que mostrou que as risadas são mesmo capazes de revelar se uma amizade é verdadeira.

O pesquisador Greg Bryant constatou ainda que os tipos de risadas são produzidos por sistemas vocais diferentes e que cada um deles tem um objetivo diferente de comunicação. Dessa maneira, risadas espontâneas revelariam que a amizade é sincera e risadas forçadas expressariam que as pessoas envolvidas na conversa não se gostam tanto assim.

Fotos: Thinkstock