Hall de entrada: como escolher a poltrona perfeita

Por Thais Lopes em 16/01/2019

Transforme a decoração do hall de entrada com aquela poltrona incrível!

O hall é como um cartão de visitas. É a primeira impressão que as pessoas têm de um lar; a apresentação de toda a decoração. Exatamente por isso é que os decoradores indicam que esse ambiente não fique vazio, ou seja, que ele tenha a atenção que merece no projeto.

Deve ser como se o artista contasse uma história, como se ele elaborasse um cenário – com direto a poltrona, tapete, espelho e mais -, convidando todos a entrarem na casa.

Como são os halls de entrada na contemporaneidade?

Tem gente que acredita que o hall de entrada é apenas um corredor, uma área de circulação.

Na verdade, ele é tipo uma preparação para a passagem do meio externo para o meio interno. Sua finalidade ganha muito mais sentido em países de clima frio, onde o cômodo funciona como uma espécie de câmara, que faz o bloqueio da entrada do ar gelado nos ambientes.

MODI Arquitetura e Interiores

Aqui no Brasil, durante muitos anos o hall de entrada fez parte das propostas de arquitetura residencial – principalmente em moradias mais sofisticadas. Ele servia como bloqueio visual, resguardando os interiores da visão de quem estivesse do lado de fora da casa; um misto de segurança e privacidade. Mas, quando as áreas livres nas grandes cidades e as plantas dos imóveis diminuíram, esse ambiente sumiu.

Diego Duracenski

Poucas casas e apartamentos ainda apresentam o hall tradicional – com quatro paredes. Os novos empreendimentos, geralmente, têm os ambientes integrados.

E quase sempre a entrada da casa é demarcada de forma virtual – por uma divisória vazada, um aparador, um conjunto estofado ou outro conjunto de elementos.

Então, é possível que uma pessoa adquira um imóvel novo sem hall de entrada. Mas, ao mesmo tempo, consiga obter os mesmos efeitos que se tinha no passado, como o bloqueio visual, somente através de esquemas decorativos.

Por essa razão é que, nessas horas, é tão importante ter a ajuda de um profissional qualificado, como um arquiteto ou designer de interiores.

By Kamy

Por que decorar o hall de entrada?

Imagine bater na porta de uma residência com uma fachada bonita e super atrativa. Então, o proprietário abre e a primeira coisa que se vê é uma parede branca e lisa.

Podem-se ter várias impressões dessa primeira vista, mas nenhuma, certamente, será a mais positiva. É comum as pessoas, numa situação assim, sentirem medo, insegurança, e, por consequência, não ficarem entusiasmadas a entrarem.

O que normalmente se deseja é causar, justamente, o efeito contrário; melhor dizendo, causar a reação oposta. Deseja-se que os convidados se sintam alegres e bem recebidos no lar.

Em vista disso, os decoradores buscam colocar, já nesse ponto da casa, certos elementos que atraiam a atenção das pessoas de maneira positiva, com cores alegres, muita textura, luz e, por vezes, até som.

Offset Arquitetura e Interiores

Mas, engana-se quem pensa que a decoração da entrada da casa é algo só teatral. Conforto também é uma questão muito importante.

Afinal, como dito antes, o hall não precisa ser usado apenas como circulação, como passagem do meio externo para o meio interno. Ela pode adquirir outras funções de acordo com o desejo dos moradores ou mesmo da proposta do arquiteto ou designer.

Diferentes funções para o hall de entrada

Com o grupo certo de elementos mobiliários e ornamentais, o hall de entrada pode ganhar multifuncionalidades. Ele pode servir, primeiramente, como recepção. Também ser uma saleta de leitura e relaxamento.

Uma mini biblioteca, home office ou sala de música. Uma área para pendurar bolsas, mochilas, casacos e mantas, para deixar os sapatos e sombrinhas. A decisão é do proprietário do imóvel!

By Kamy

É significativo que a pessoa saiba dosar os elementos e não cometer exageros. O hall de entrada pode, sim, ganhar mais de uma função.

Porém, por quase sempre ser um espaço muito pequeno e limitado não pode ser entupido de coisas. Menos é mais, como já dizia Mies van der Rohe.

O decorador deve estudar todas as opções. Uma delas é apostar numa poltrona como ponto de partida para o projeto.

BG Arquitetura

Como usar poltronas na decoração do hall de entrada?

Poltrona é um tipo de móvel coringa para a decoração de interiores. Ela pode ser usada em praticamente todos os ambientes da casa, incluindo o hall de entrada.

Escolher entre um modelo e outro vai depender mesmo da proposta do decorador. Geralmente, halls de entrada de edifícios de apartamentos são mais neutros. Por isso, as poltronas escolhidas para esses espaços são igualmente neutras.

DG Arquitetura + Design e Fábio Morozini

Agora, em hall de entrada particular os decoradores costumam ousar mais. Escolhem-se peças de linhas simples e cores claras para contrastar com cenários mais clássicos, escurecidos ou muito estampados e coloridos. E escolhem-se peças de visual diferenciado quando se quer criar um destaque principal da decoração, um ponto focal no ambiente.

Faride Elia e Kacio Lima de Souza

No primeiro caso – situação onde a recepção é compartilhada, servindo para vários apartamentos -, a poltrona escolhida deve ser mais confortável. Sua espuma deve ser devidamente macia. Seu tecido, resistente – que nem fique frio ou quente demais ao toque. Afinal, os visitantes podem precisar esperar durante muito tempo para subir à residência.

Red Square Arquitetura

Já no segundo caso – onde o hall serve como a uma única casa -, a escolha da poltrona deve se basear em outros critérios como, por exemplo:

  • O estilo de decoração empregado nos demais ambientes;
  • A personalidade dos moradores e a mensagem que eles desejam passar aos seus convidados;
  • As possibilidades que este cômodo pode ter.

Fernanda Polizelli Hoffmann e DG Arquitetura + Design

Agora que você já recebeu todas estas informações, escolha a poltrona ideal para o seu hall de entrada de sua casa.

A peça pode ser simples ou um ícone de design, ser mais firme ou bem fofa, muito colorida ou sóbria, tanto faz.

O importante é que você goste e se sinta bem com ela. Avalie todos os pontos que foram destacados neste post. Com certeza você encontrará a resposta de qual é a melhor para a decoração do seu hall de entrada!

Estas dicas de decoração de hall de entrada foram criadas pela equipe Viva Decora.