Veja como escolher a mesa de jantar certa para ter um ambiente mais divertido

Por Thais Lopes em 28/02/2019

Mesa de jantar muito mais alegre e divertida dá um toque especial às suas refeições

Alimento é vida, nos dá energia, um ritual sagrado. Portanto, o momento da refeição deve ser muito respeitado.

Sentar em torno de uma mesa de jantar para comer também representa uma oportunidade de refletir sobre o dia e confraternizar com as pessoas que de se gosta com muito conforto e paz.

Não há local com mais energias positivas do que a sala de jantar. Por este mesmo motivo sua sala de jantar não pode ser tão monótona. Olhe ao redor, na sua casa está área é tão alegre e bonita como deveria?

Sala de jantar com mesa de vidro com pés de torre de baralho

Mauricio Arruda

Por que a sala de jantar não deveria ser tão séria?

Por algum motivo, muitas propostas de ambientação para salas de jantar se limitam apenas a mesa de jantar e cadeiras. O lustre pendente ao centro costuma ser o ponto focal principal.

E tudo parece um pouco formal e sério demais. O interessante é que pessoas que gostam de ir a restaurantes coloridos e temáticos, por vezes, não se permitem ter em casa uma decoração igualmente atraente. Por que?

Se comer é uma atividade prazerosa, então a decoração da sala de jantar também deveria refletir melhor este sentimento. Nem tudo precisa ser tão simétrico, reto e neutro.

O arquiteto ou designer de interiores pode “brincar” um pouco com os elementos e suas formas, cores, texturas e acabamentos para deixar o ambiente menos sério. E apesar disso, ainda garantir que a área seja agradável.

SP Estudio

Archduo Arquitetura

Que tal uma sala de jantar menos séria e mais descontraída?

Um bom projetista pode variar na decoração da sala de jantar, saindo um pouco dos padrões. O que ele não pode é esquecer-se de certas questões, como conforto e limpeza.  

No momento da refeição, as pessoas precisam sentir que estão bem para desfrutar do alimento servido. Para isso, todos os móveis devem apresentar dimensões, densidades e outras características de boa ergonomia.

É inevitável que, uma hora ou outra, durante a refeição, migalhas de alimentos caiam no chão. Alguns acidentes também podem ocorrer – como cair ou virar um copo ou uma garrafa.

O projetista tem que pensar nestes detalhes. Ele deve prever esses acontecimentos e, assim, escolher peças mobiliárias e ornamentais que não venham a ser danificadas e que possam ser facilmente limpas, sem deixar marcas.

Outro ponto importante do projeto é a iluminação local. Saber manipular corretamente a luz nos ambientes é imprescindível para um bom decorador.

Quanto à sala de jantar, o indicado para se atingir a quantidade de luz necessária é combinar sistemas que alcancem a luminância geral de no mínimo 100 lux. Já pontual, sobre a mesa, de no mínimo 300 lux. Veja mais informações na NBR 5413!

Pietro Terlizzi

Daniel Tesser Arquitetura

Como deixar a sala de jantar visualmente mais atrativa?

Se os móveis mais importantes para a ambientação de uma sala de jantar são a mesa de jantar e as cadeiras, é a partir daí que o decorador deve começar seu projeto.

As imagens apresentadas neste texto provam que estas peças podem ser feitas de muitos materiais e ter cores, formatos e acabamentos diferentes. Desde que elas sejam práticas, resistentes e combinando com o estilo da casa, está tudo certo!

Oppa

Como se pôde notar, as mesas de jantar precisam ter uma dimensão que permita o acompanhamento de pares de cadeiras – 2, 4, 6, 10 lugares em diante.  Elas podem ser redondas, ovais, quadradas, retangulares ou até triangulares.

SP Estudio

Seus tampos maciços ou transparentes. E os pés de sustentação quadros – um em cada aresta -, ou centrais – esculturais ou como cavaletes.

Criando composições diferentes

Salas de jantar de visual clássico podem ter mesas e cadeiras tradicionais. Mas, para quebrar essa seriedade, é interessante inserir no espaço luminárias de design mais arrojado, também bonitos centros de mesa, vasos com plantas e outros itens.

Tetriz Arquitetura e Interiores

Marcia Acaro

Na hora das refeições, a pessoa pode colocar sobre a mesa de jantar jogos de copos, pratos e talheres mais coloridos combinando com a ocasião.

Marel – Grupo Factory

Agora, se a decoração da sala de jantar segue um visual mais jovem, como é o caso dos estilos vintage e urbano industrial, é possível usar peças diferentes.

Rani Victor

Mariana Martini

Pode-se ter uma mesa de refeições simples acompanhada de cadeiras coloridas em formatos inusitados ou em materiais pouco usuais, como o plástico. Ou um conjunto neutro rodeado de revestimentos, ornamentos e muitos itens personalizados.

Andrea Fonseca

Alessandra Linhares

Que tal criar uma composição única para a sua sala de jantar? O medo de ousar não deve existir, arrisque-se. Escolha montar uma decoração que faça o momento de seu café, almoço ou jantar ser mais alegre e divertido!

Estas dicas de decoração para sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.