Doze filmes para despertar o espírito natalino

Por em 23/12/2016

Natal é época de reunir a família, comer muito, presentear as pessoas queridas, e esquecer de todas as coisas ruins do ano que está terminando. Certo!?

Para você entrar de vez no espírito natalino, listamos doze filmes com a temática para você assistir ao lado dos seus! Confira:

Esqueceram de Mim (1990)

Além de um clássico dos anos 90, o filme é praticamente uma tradição natalina de alguns canais de TV. O longa conta a história de uma família inteira que planeja passar o Natal em outro país, porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin, de apenas 8 anos, é esquecido em casa. Sozinho, o garoto defende a casa de dois ladrões.

Edward Mãos de Tesoura (1990)

O filme é a primeira parceria entre Tim Burton e Johnny Depp, que remonta clássicos da literatura romântica, como Frankenstein, de Mary Shelley, e o conto de fadas A Bela e a Fera, escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, em 1740.

Edward é uma criação inacabada. Seu pai-inventor morreu antes de lhe dar mãos, deixando, no lugar delas, tesouras. Ele vive na solidão de seu mundo esculpindo o jardim do castelo onde mora. Descoberto por uma revendedora de Avon, muda-se para a cidade. A partir de então, passa a viver aventuras, é amado, mas também usado e perseguido. É uma história para reavivar nossas esperanças e que traz uma reflexão sobre diversos aspectos da vida, como respeito e aceitação.

Expresso Polar (2004)

O filme, considerado a primeira animação com captura de movimento, conta com a voz e interpretação de Tom Hanks, além de várias canções clássicas na trilha sonora. É baseado no livro de Chris Van Allsburg, que mostra o dilema de um garoto que não acredita em Papai Noel e realiza uma viagem de trem rumo ao Polo Norte, na esperança de recuperar a crença no espírito natalino.

Férias Frustradas no Natal (1989)

Rotulado como um clássico de Natal moderno, o filme retrata o conto “Christmas ’59”, escrito por John Hughes para a revista americana National Lampoon. Clark promete à sua família um Natal maravilhoso, enfeitando  a casa com mais de 20 mil luzes e preparando uma árvore que não cabe nem na sala de estar. Com tudo pronto, ele convida o resto da família para confraternizar em sua casa. Porém, na véspera do dia 24, depois de meses de preparo, as coisas começam a dar errado. A confusão vai desde um peru explosivo a um gato enroscado nas luzinhas de Natal.

Meu Papai É Noel (1994)

Papai Noel sofre um acidente no telhado da casa de um vendedor de brinquedos e pede ajuda para continuar seu trabalho. O vendedor, interpretado por Tim Allen, acaba assumindo a missão do bom velhinho para tentar salvar o Natal de todos.

Milagre na Rua 34 (1994)

Um idoso é contratado para trabalhar como Papai Noel em uma loja de brinquedos e diz a todos que ele é o bom velhinho de verdade, mas as pessoas não acreditam. Um filme clássico da época e das sessões da tarde.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Jack é o rei das abóboras em Halloweentown, a cidade do Dia das Bruxas. Cansado dessa vida de assustar as pessoas, ele troca seu reino pela cidade do Natal em busca de novas experiências. A animação é dirigida por Tim Burton e tem trilha sonora de Danny Elfman.

O Grinch (2000)

Inspirado no livro de mesmo nome de Dr. Seuss, o filme conta a história de Grinch, uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Interpretado por Jim Carrey, ele cria um plano mirabolante para roubar o Natal e impedir que os moradores da cidade vizinha celebrem a data. Uma garotinha da cidade observa as pessoas pensando apenas em compras, presentes e enfeites, e se interessa em descobrir o real significado do Natal. Os caminhos dela e do Grinch se cruzam e, juntos, eles conhecerão o verdadeiro espírito do Natal.

Os Fantasmas Contra-Atacam (1988)

O filme é uma versão moderna do Conto de Natal de Charles Dickens, que conta a história de um diretor de uma rede de televisão que é frio e só pensa na audiência. Ele encontra um falecido amigo, que o avisa sobre três fantasmas do Natal: o do passado, presente e futuro. Os fantasmas farão uma visita a ele e o diretor precisa estar atento a tudo o que eles mostrarem, pois será a única oportunidade para sua salvação.

Os Fantasmas de Scrooge (2009)

O filme é uma animação digital 3D, estrelada pelo ator Jim Carrey. Esta é a terceira versão baseada no Conto de Natal, do escritor Charles Dickens, produzida pela Disney. A produtora também lançou O Natal do Mickey Mouse, em 1983, usando os personagens Mickey Mouse, Pateta, Tio Patinhas e Pato Donald, e O Natal dos Muppets, em 1992.

O Natal do Mickey

O Natal do Mickey, primeira versão do conto de Charles Dickes produzida pela Disney

Simplesmente Amor (2003)

No filme britânico, as histórias de diversos personagens se interligam e acabam sendo modificadas em nome do amor.O elenco conta com diversos atores britânicos, como: Hugh Grant, Colin Firth, Emma Thompson, Alan Rickman, Keira Knightley, Bill Nighy, além do brasileiro Rodrigo Santoro.

Um Duende em Nova York (2003)

O filme, estrelado por Wil Ferrell, conta a história de um menino que foi criado como um elfo no Polo Norte, na oficina do Papai Noel. Porém, ao crescer o dobro do tamanho dos outros elfos, ele decide procurar seu pai biológico, que vive em Nova York, e reacender o espírito de Natal na cidade da sua família de sangue.