Dicas para montar um roteiro de viagem perfeito

Por Patricia Machado em 28/08/2015

Quando as férias chegam, o desejo da maioria das pessoas é colocar uma mochila nas costas e viajar. Essa vontade tem uma explicação. Uma pesquisa recente divulgada pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, comprovou que as melhores coisas da vida não são as coisas materiais, mas sim as experiências que podemos vivenciar. Dessa maneira, a chave da felicidade são experiências como viagens, exposições e passeios, ao invés de um carro zero ou roupas novas.

+ Países que exigem seguro viagem

+ 11 destinos com passagens aéreas em conta

Para que uma viagem saia perfeita e sem nenhum problema, é preciso que o viajante separe um tempo para se organizar. A lista de afazeres inclui a escolha do hotel, compra de passagens, passeios, dentre outras coisas.

Separamos algumas dicas para você montar o roteiro de viagem perfeito. Assim, você vai evitar sufocos e contratempos. Dê uma olhada e corra para arrumar a mala!

  • Escolha um destino e pesquise sobre o local

O primeiro passo para quem quer planejar uma viagem é escolher um destino. Para te ajudar, pense em quais lugares visitou na sua última viagem, qual a melhor época para ir a cada lugar, quanto tempo você tem disponível para a viagem e qual o tempo necessário para chegar ao destino desejado.

A partir dessa decisão, é importante que você pesquise as regras do local e quais documentos são obrigatórios para que o imigrante entre em no país, no caso de viagens internacionais. Além disso, fique atento à necessidade de visto e passaporte. Caso esteja planejando um mochilão, faça essa mesma pesquisa para todos os destinos que irá visitar.

aircraft-479772_1280

  • Opte por uma boa acomodação

Duas coisas são importantes na hora de escolher a hospedagem. A primeira a ser levada em consideração é a localização da sua acomodação. Para economizar, uma dica é pesquisar locais que sejam perto de atrações turísticas. Além disso, verifique se a região em que está localizada a acomodação é segura.

O segundo ponto que deve ser analisado durante essa decisão é escolha do tipo de acomodação. Quem viaja tem a opção de ficar em hotel, hostel e alugar casas e apartamentos. Antes de tomar uma decisão, procure ler todos os comentários e opiniões que foram publicadas sobre os estabelecimentos pesquisados.

  • Escolha os passeios

Para evitar contratempos, leia reportagens, blogs e fóruns de viajantes e consulte os amigos que já foram para o mesmo destino. Essa é a melhor maneira de pesquisar as melhores atrações e passeios para fazer durante a viagem. Faça uma lista com essas informações e comece escolhendo as atividades que lhe pareceram mais interessantes e excluindo coisas parecidas ou que você já conhece.

Depois, trace um roteiro organizando os pontos que devem ser visitados. É importante traçar uma rota que evite idas e vindas, que determine os pontos que você deseja conhecer primeiro e que preveja o tempo médio de permanência em cada atração.

london-590114_1280

  • Saiba como se locomover no destino escolhido

Muitas pessoas gostam de alugar carros durante as suas viagens, enquanto outros preferem usar o transporte público. Procure pesquisar a melhor forma de se locomover durante a viagem e faça um orçamento para cada opção. Caso queira usar o transporte público, pesquise se a cidade tem alguma promoção que reúne um número de viagens ou dias por um preço fixo.

  • Tenha uma mapa

Todo viajante precisa ter um mapa da cidade que está visitando. Isso lhe dá segurança para desbravar o local sem se perder muito. Outra dica é ter algum livro de viagem que explique um pouco da história do local e algumas curiosidades dos pontos turísticos.

Sao Paulo Marked on Map

  • Compre passagens aéreas

Como todo mundo sabe que comprar passagens aéreas baratas é um grande desafio, descubra como achar voos mais em conta clicando aqui.

  • Planeje financeiramente a sua viagem

Para que todas essas dicas deem certo e você realize a viagem dos seus sonhos, é preciso se planejar financeiramente. Um dica para economizar nessa aventura é separar um montante todos os meses e guardar na poupança da viagem. Além disso, escolha como quer pagar os gastos durante o passeio. Avalie se vale a pena gastar no cartão de crédito ou débito ou usar o dinheiro em espécie.

dicas para economizar na sua viagem

Fotos: Pixabay / Banco de imagens – Apontador