Dicas e lugares para procurar emprego ou estágio

Por em 07/03/2018

Se você está passando por dificuldades, seja procurando o primeiro emprego ou buscando recolocação no mercado de trabalho, saiba que não está sozinho. Com um cenário cada vez mais competitivo, além de persistência na busca, é preciso encontrar formas de se destacar dos demais profissionais.

Pra te ajudar, o Apontador reuniu algumas dicas e lugares para que a sua procura seja menos desgastante, mais efetiva e, quem sabe, você possa iniciar o ano com emprego novo e carteira assinada. Boa sorte:

  • Determinação

Demonstre que você é determinado e tem disposição para aprender e trabalhar duro na função pretendida, ainda que falte experiência. Novos profissionais costumam ser mais proativos, trazem ideias diferentes, não têm quase nenhum vício de execução e ainda podem ser mais abertos a mudanças.

  • Networking

Manter uma boa rede de contatos é fundamental para quem busca um novo emprego. Por isso, seja mais sociável, frequente lugares onde os profissionais da sua área costumam ir, procure clubes, associações e eventos específicos e mantenha contato com colegas da escola, cursos, faculdade e de empregos antigos. Você nunca sabe de onde pode surgir uma oportunidade.

  • Liste as empresas dos sonhos

Crie uma lista com todas as empresas em que deseja trabalhar, estude o seu conteúdo no Linkedln e aproveite para conhecer empresas relacionadas. É mais difícil começar uma carreira no topo, mas é possível encontrar um lugar que tenha princípios similares e te ajude a obter a experiência necessária para alcançar outros níveis.

  • Mantenha o currículo e portfólio atualizados

Atualizar currículo e portfólio não é das tarefas mais legais do mundo, mas é extremamente necessário. Se a sua área pede referências e você ainda não tem muita (ou nenhuma) experiência, uma boa dica é criar um portfólio dos seus trabalhos. Já que você tem tempo de sobra, use a criatividade para deixá-lo impecável. Vale incluir bons trabalhos que você fez durante algum curso ou faculdade, frilas, e até criar coisas com foco no setor que deseja.

  • Use as redes sociais a seu favor

Muitas empresas, recrutadores e pessoas que trabalham na sua área de interesse costumam usar as redes sociais para divulgar vagas e prospectar candidatos. Pense bem antes de postar conteúdos ofensivos ou que podem prejudicar a sua carreira, alguém pode estar avaliando o seu comportamento na rede.

  • Sempre busque mais conhecimento

Hoje em dia, a internet serve como ferramenta para você encontrar cursos gratuitos, cursos presenciais ou eventos que tenham a ver com a sua área. Seja proativo e incansável nas buscas, vasculhe sites relacionados ao seu ramo de atuação, além da página da prefeitura da sua cidade .

  • Seja voluntário

Aproveite o seu tempo livre para pensar nos outros também, dedicando alguns dias ou horas ao trabalho voluntário. Ainda que o projeto não tenha a ver com a sua área, uma experiência com esta é sempre bem vista na hora de procurar um emprego. E, de quebra, você ainda pode conhecer muitas pessoas novas.

  • Persistência e “sacrifícios”

Se você está procurando emprego há tempos e já seguiu, sem sucesso, todas as dicas acima, saiba que outros dois segredos para atingir seus objetivos são a persistência e o sacrifício. Não canse de acordar todos os dias e  procurar vagas que tenham a ver com seu perfil. Se você não está conseguindo nada nas empresas dos seus sonhos, cabe fazer um “sacrifício” e tentar um emprego que vai te dar ao menos suporte financeiro para continuar procurando algo na área. Na pior das hipóteses, você terá adquirido experiência e conhecimento.

Agora que você já viu algumas dicas, confira sites e lugares para procurar emprego ou estágio:

Sites

Belo Horizonte/MG

Curitiba/PR

Fortaleza/CE

Jaboatão dos Guararapes/PE

Recife/PE

Rio de Janeiro/RJ

Salvador/BA

São Paulo/SP

Fotos: Divulgação/Reprodução