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Detox pré e pós-Carnaval

Detox pré e pós-Carnaval

O feriadão já está aí e, com ele, os abusos relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. Para prevenir a saúde neste período, a nutricionista da Atual Nutrição, Cátia Medeiros, orienta sobre como é possível reforçar a alimentação e proteger o fígado durante e após os dias de folia.

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Confira as dicas da especialista de alguns alimentos aliados para desintoxicar e também desinchar antes e após os exageros do Carnaval.

Beba água
Hidrate-se consumindo muita água (no mínimo dois litros por dia). Alguns chás gelados sem açúcar e águas saborizadas com rodelas de laranja, limão, folhas de hortelã ou gengibre também são ótimas opções.

Coma frutas
As frutas ricas em água são muito indicadas. Consuma melancia, melão, maçã, pera, laranja e mexerica para repor os nutrientes perdidos com o desgaste físico por exposição ao sol.

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Consuma alimentos com fibras
Uma dieta desintoxicante deve ser rica em fibras, micronutrientes e água. Então, é fundamental incluir no cardápio alimentos crus e frescos, sempre deixando as refeições bem coloridas e leves.

Menu diurético 
Algumas frutas e legumes têm efeito diurético, que facilitam a perda de líquido corporal retido, como a melancia, o melão, o abacaxi, o morango, o salsão, o pepino, o tomate, a salsinha e a beterraba. Quando estes alimentos são associados à ingestão de água natural, água com gás, água de coco, sucos e chás, o efeito é ainda mais rápido. É importante caprichar no consumo de água para auxiliar na diminuição dos edemas no corpo, principalmente nas pernas e pés.

De olho no potássio
Alimentos com potássio também são boas opções, pois atuam em conjunto com o cálcio, auxiliando no relaxamento da musculatura e na diminuição do inchaço. Consuma figo, farelo de aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas. Também vale tofu, germe de trigo, caju, feijões e cereais integrais.

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Modere o sal
Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, como os industrializados, embutidos, em conserva e com temperos prontos.

Mantenha o sono em dia
Tenha boas noites de sono, o indicado são oito horas por noite.

(Por Lilian Rossetti)

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