Descubra qual o melhor tipo de travesseiro para você

Por Thais Lopes em 26/07/2019

Você sabe o que é necessário para ter boas noites de sono? Diversos fatores podem contribuem para isso, dentre eles dormir ao menos oito horas por noite, manter o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível, utilizar um bom colchão, aliar uma alimentação equilibrada com exercícios físicos regulares e, claro, escolher o travesseiro adequado.

A consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, explica que não existe um “travesseiro ideal”, mas sim aquele que se adapta melhor às necessidades de cada um. Há três pontos fundamentais para levar em conta na hora da escolha de um travesseiro: a posição em que você dorme, seu biótipo e, claro, o gosto pessoal. Sobre os primeiros pontos, a especialista explica: “O produto deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão e proporcionar alinhamento da coluna cervical com o tronco. Em termos práticos, significa que ao deitar de lado, o pescoço deve formar um ângulo de 90º com o ombro”.

+ Faça seu próprio batom caseiro vegano

+ Vinho na Vila 2019 acontece na Cinemateca Brasileira

Entre o gosto pessoal, o toque, o suporte da espuma – macia, média ou mais firme – e até mesmo a preferência pelo conforto térmico do material – mais aconchegante ou mais fresquinho -, dividem opiniões e despertam dúvidas sobre qual tipo escolher. Por isso, a consultora da Duoflex separou as principais características dos materiais vendidos no mercado para facilitar a decisão na hora da compra. Vale lembrar que independente da escolha, o travesseiro deve ter proteção contra ácaros, fungos e bactérias para evitar alergias e outros problemas de saúde.

Látex Natural

Travesseiro látex natural (foto: divulgação)

Comumente chamada de “Natural Látex”, é produzida com látex extraído da seringueira e apresenta alta elasticidade e durabilidade. É ideal para quem gosta de conforto e maciez, porém necessitam de uma maior sustentação para a cabeça durante o sono. Sua estrutura permite a evaporação rápida da umidade e uma maior ventilação, fazendo com que o travesseiro permaneça sempre seco e fresquinho. É indicado para pessoas que transpiram muito durante a noite, com a grande vantagem de ser lavável. Essa espuma não deve ser confundida com a espuma “látex”, “tipo látex” ou “látex light”, que é produzida em poliuretano. Apesar da alta elasticidade e do toque similar, essa espuma não possui o mesmo frescor e alta durabilidade da borracha de látex, além de não permitir lavagem.

Nasa

Travesseiro Nasa

Travesseiro Nasa regulável (foto: divulgação)

Também conhecida como espuma “viscoelástica” é macia e automoldável, pois adapta-se melhor aos contornos do corpo, acomodando perfeitamente a cabeça.  Oferece ainda menor pressão e maior capacidade de absorção do seu peso, agindo como um verdadeiro amortecedor. Por ser termossensível, o material acompanha a temperatura corporal, proporcionando maior conforto térmico, sendo seu uso especialmente indicado para pessoas que apreciam travesseiros macios e mais aconchegantes.

Poliuretano 

Travesseiro poliuretano

Travesseiro poliuretano (foto: divulgação)

A espuma especial de poliuretano, também conhecida como “ventsoft”, apresenta toque e maciez superiores ao da espuma comum. Extremamente confortável e ventilada, permite eliminar a umidade e a transpiração, retardando o aparecimento de odores desagradáveis ocasionados pelo suor. Com um toque de leveza e frescor, proporciona máximo prazer ao repouso e uma noite de sono agradável e relaxante. Indicado para pessoas que apreciam travesseiros extremamente macios e fofinhos.

Flocos de espuma

Travesseiro flocos de espuma

Travesseiro flocos de espuma (foto: reprodução/site Duoflex)

Feito a partir da flocagem da espuma comum é uma opção macia e com alta circulação do ar, porém com preço mais acessível. Se este modelo for a sua escolha, é importante verificar se as espumas estão firmes e se o travesseiro está cheio o suficiente, para que, ao apoiar a cabeça, os flocos não se espalhem para as laterais, reduzindo significativamente o suporte do travesseiro e desalinhando a coluna. Além disso, pode ser necessário afofar o travesseiro todos os dias, para que os flocos não se acumulem em apenas um dos lados e cause desconfortos.

Fibras de poliéster

O travesseiro de fibras é um dos mais macios, leves e flexíveis encontrados no mercado, ideal para quem não gosta de modelos pesados para dormir ou não necessitam de muita altura ou sustentação para a cabeça. É necessário apenas se atentar à postura, já que a sua baixa resiliência e elasticidade não são indicadas para pessoas que dormem de lado ou possuem maior estatura. É também necessário realizar sua troca em períodos mais curtos, devido à sua menor durabilidade.

Plumas de ganso

Considerados os modelos mais nobres e caros do mercado são um bom investimento caso prefira um travesseiro com garantia de duração até 10 anos. As plumas proporcionam um toque de leveza e maciez e permitem a fácil circulação do ar, evitando o acúmulo interno de calor. No entanto, esse tipo de travesseiro deve ser usado com cuidado caso a pessoa sofra com alergias respiratórias. Para evitar crises, é importante verificar se a marca possui proteção antimicrobiana, pois as plumas podem se tornar um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias quando não tratadas adequadamente. Assim como o modelo de flocos, pode ser necessário afofar o travesseiro todos os dias, a fim de preservar sua distribuição interna e evitar desconfortos musculares. Uma boa dica também é atentar-se na hora da compra para não confundir o modelo com o de “fibras siliconizadas”, “tipo plumas” ou “penas de ganso”, que são inferiores em termos de qualidade e durabilidade.

Sobre a Duoflex

Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e o bem-estar de seus usuários. Lançou, com exclusividade no Brasil, a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira.

Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante conforto e sustentação ideais para o sono. Criou também o inovador travesseiro ALTURA REGULÁVEL, o original e refrescante GELFLEX NASA e o modelo BEAUTY FACE, que ameniza a formação de rugas durante o sono, reforçando assim sua imagem como empresa inovadora. Recentemente, lançou o DUOHYBRID, colchão premium embalado à vácuo. Ao reunir espumas especiais de altíssima qualidade ao mais eficiente e moderno sistema de molas, o DuoHybrid oferece o equilíbrio perfeito entre conforto, suporte, controle de temperatura e durabilidade, atendendo aos mais variados perfis, posições e preferências para o sono. 

 

Fonte: Dezoito Assessoria