Dicas para deixar sua cozinha ainda mais bonita e moderna

Por Thais Lopes em 14/03/2019

O que é ‘moderno’? Pode parecer um conceito um tanto quanto complicado com a velocidade das mudanças e lançamento constante de novos produtos. 

Por exemplo, saberia dizer quais são as tendências atuais para decoração? Quais são os padrões de móveis para casa disponíveis nas lojas? O que as empresas têm lançado para ambientar cômodos como a cozinha? Veja a seguir!

cozinha moderna

Arq. Bruna Cruz

O mundo moderno e os novos padrões de mercado

Moderno, nesse caso, é o que tem de mais recente, de novo. Só é importante destacar que, dentro deste cenário, muitos artistas defendem que, às vezes, deva ser feita uma retomada do antigo. O vintage tem sido considerado super moderno.

Agora, o passado não deveria ficar no passado? Não necessariamente. Pode-se pegar o conhecimento já adquirido e somar às novas descobertas para ter um resultado ainda melhor. E, de fato, o design de interiores parece estar mais inovador do que nunca.

cozinha moderna

Marli Assis

Os padrões de consumo, o gosto e as necessidades das pessoas mudam a todo o tempo e o mercado precisa acompanhar.

Fabricantes de móveis, utensílios, acessórios e aparelhos eletroeletrônicos têm investido regularmente em pesquisas para aprimorar seus produtos.  

Da mesma forma que nós ficamos perdidos com as novidades do mercado os fabricantes também correm contra o tempo para se adequarem às necessidades do público. A cultura em massa, os costumes das sociedades, a economia, tudo influencia essas mudanças.

Nunca se falou tanto nas palavras ‘ecologia’ e ‘sustentabilidade’. As pessoas querem ter todo o conforto que a ‘modernidade’ pode oferecer, mas também ter a certeza de que isso não impactará – ou, pelo menos, impactará pouco – a natureza.

Claro que algumas empresas usam esse conceito de maneira falsa, apenas para atrair os clientes. Por isso é que a vigilância das autoridades deve ser constante. Os consumidores também precisam ficar atentos e não serem levados por discursos de quem só visa o lucro.

cozinha moderna

Mauren Buest

As tendências atuais para ambientação de cozinhas

A vida contemporânea está muito corrida, principalmente para quem mora nas grandes cidades. Por essa rotina os revestimentos, móveis e equipamentos para a casa que não bastam ser só bonitos. A praticidade se mostra de muito valor, assim como a qualidade, resistência e duração, facilitando seu dia a dia.

cozinha moderna

Idealizzare Arquitetos

As transformações do design ao longo das últimas décadas

O movimento moderno – que esteve presente nas artes entre as décadas de 1910 e 1950 – foi, justamente, uma consequência do pensamento iluminista. Tratava-se sobre como seriam as sociedades depois da Revolução Industrial e todas as suas inovações tecnológicas.

De repente, passamos a ser mais críticos quanto as formas e conceitos do passado e começamos a sonhar com o que estava por vir. Afinal, como seria a estética do futuro?

cozinha moderna

Manoela Lustosa

O tempo foi passando. Duas Grandes Guerras fizeram mudar completamente as ideias e os valores das pessoas. Todos deveriam ter direito a boa arte.

O que era planejado e fabricado em série também poderiam ser valorizado. Nem todo elemento precisaria ser ornado. A forma poderia seguir a função. E certos materiais inusitados serem utilizados na fabricação de peças de design.

Diferentes estilos de cozinhas modernas

Se as pessoas têm as preferências que vemos hoje é graças a todos esses acontecimentos. Elas querem, agora, uma cozinha bonita, requintada, bem acabada, decorada e em harmonia visual com os demais ambientes da casa.

Seus armários são menos escuros ou estampados. As linhas dos balcões são mais retas. Há muita luz, muito brilho. O ambiente, como um todo, é bastante suave, não importa a cor.

cozinha moderna

Escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores e Studio Idealize Arquitetura

Nos projetos contemporâneos, veem-se cozinhas em muitos estilos diferentes – clássico, industrial, praiano, colonial, retrô, vintage, pop, minimalista.

E, sim, todas elas podem ser consideradas como modernas, ou seja, de acordo com o que se tem de mais avançado no presente.

Acontece que cozinhas modernas não precisam ser, necessariamente high techs. O que temos hoje é resultado do aperfeiçoamento, o objetivo é que elas sejam agradáveis, seguras e confortáveis.

cozinha moderna

INÁ Arquitetura e Marcia Addor

Cozinhas de visual moderno

Nada impede que você tenha um fogão à lenha e prateleiras feitas de caixas de feira em sua cozinha, por exemplo.

Agora, não é muito o que se espera de uma cozinha de ‘visual moderno’. Ambientes assim demonstram requinte, tradição, contribuem para a união e incentivam a boa alimentação.

Cozinhas de ‘visual moderno’ costumam ter eletrodomésticos de ponta – geralmente em inox.

Móveis planejados em MDF ou MDP – com tamponamentos em uma ou duas cores diferentes. Detalhes em vidro temperado. Puxadores e luzes de LED embutidas. Gavetas com corrediças telescópicas. Portas de armários com dobradiças do tipo “clip” ou com pistão a gás. 

Nada impede também que haja um mix dessas duas visões. A mágica é deixar moderno sem perder a personalidade única de quem mora na casa.

cozinha moderna

Maria Fernanda Gama Ribeiro

Modos de deixar uma cozinha com visual mais moderno

Para que sua cozinha pareça mais moderna, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Estabeleça um modelo de decoração e procure adquirir todas as peças no mesmo estilo;
  • Mantenha uma cartela de cores bem limitada;
  • Invista principalmente em cores neutras, tanto para os armários quanto para os tampos e revestimentos de parede e piso;
  • Nada de bibelôs nas bancadas;
  • E sempre boa ventilação e muita luz.
cozinha moderna

Cristina Lembi e Mauren Buest

Por fim, é importante destacar que mesmo em meio a muita tecnologia, toda pessoa precisa se sentir bem em sua casa. Um jeito de quebrar, positivamente, esse visual moderno mais frio é acrescentar elementos naturais.

A textura das pedras e da madeira é sempre muito bem vinda. Outra ideia é acrescentar ao espaço vasos com plantas – talvez um jardim vertical com ervas – e acessórios de cores mais quentes – como banquetas.

Agora, depois de toda esta explicação sobre o que pode ser considerado moderno e como deixar uma cozinha de visual mais moderno, você já deve ser capaz de mudar a sua.

Comece por este ambiente e deixe sua criatividade te levar até outros pontos da casa!

Estas dicas de decoração de cozinhas modernas foram criadas pela equipe Viva Decora.