3 dicas para lidar melhor com o seu dinheiro

Por Pedro Katchborian em 05/05/2016

Não importa o quanto você ganhe, sempre vai parecer pouco. O salário pode até aumentar, mas com ele vêm as responsabilidades e os gastos também serão proporcionais e pesarão cada vez mais no bolso.

+ 5 coisas que você deveria saber sobre dinheiro 

Em tempos de crise, uma palavra mágica parece martelar na nossa cabeça: economizar. O ato, que pra muita gente ainda é um mito, está entrando na rotina de um contigente cada vez maior de pessoas. O UpWorthy deu 3 dicas básicas para quem quer gastar menos:

1) Economize aos poucos

É óbvio, mas há algumas técnicas que podem ajudar a tornar essa árdua tarefa mais fácil: por exemplo, beber café no trabalho ou em casa ao invés de comprar, carregar bolachas na bolsa ou reutilizar garrafas de água.

Há também a tática de guardar toda a nota de R$5 que você acumular ou ter o tradicional cofrinho. A lição principal é não dar um passo maior que a perna e não tentar economizar em tudo logo de começo. Faça pequenas ações!

business-money-pink-coins

2) Planeje

Você tem uma planilha com todos os seus gastos? Sabe direitinho quanto gasta por mês? Planejar é essencial para entender como você está gastando — e no que é possível cortar. Laura Shin, uma escritora da Forbes sobre finanças pessoais, sugere que os gastos essenciais não ultrapassem 50% do salário da pessoa.

money-256298_640

3) Dê uma mesada para você mesmo

Separa uma grana todo mês para você gastar com coisas que não são necessárias. Pense que aquele é o dinheiro que você tem pra gastar — e não vai poder usar mais, caso acabe. Essa tática da mesada deve ter utilizada após o pagamento das contas consideradas essenciais.

money-637767_640