Dicas para cuidar do cabelo no inverno

Por Patricia Machado em 29/04/2015

A chegada das baixas temperaturas pode ser desconfortável para alguns. É hora de tirar os casacos do armário, nossa pele fica mais seca e até os cabelos sobrem com a mudança do tempo. É comum que, nesse período, as pessoas tomem banhos mais quentes, e esse hábito é um dos principais responsáveis por retirar o óleo do couro cabeludo, que tem a função de proteger e lubrificar os fios.

A retirada desse óleo natural dá ao cabelo um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas.

Para evitar problemas assim, o Apontador reuniu algumas dicas para você passar o inverno quentinha e com os cabelos maravilhosos. Confira:

Dê preferência a alimentos saudáveis

Frutas cítricas

De acordo com Sionara Bandeira, coordenadora técnica da Keune Haircosmetics no Brasil, manter uma alimentação saudável é imprescindível também para a saúde dos fios. Sementes oleaginosas, como nozes, são fontes de minerais e ajudam no combate à queda de cabelo. Já o consumo de abacate ajuda a dar brilho a cabelos secos.

Faça hidratação

Uma forma de manter o cabelo saudável é utilizar xampus e condicionadores de boa qualidade e adequados para o seu tipo de cabelo. A especialista em produtos para o cabelo Sionara Bandeira acredita que fazer hidratações mensais dá bons resultados na busca por um cabelo bonito. Isso pode ser feito em casa ou em um salão de beleza.

Use produtos à base de queratina para evitar o frizz

Um dos grandes vilões dessa temporada é o frizz. A umidade durante o inverno faz com que os fios fiquem arrepiados. Para evitar esse desconforto, uma dica é utilizar produtos que contenham queratina em sua formulação.

Proteja o cabelo antes de usar chapinhas e baby liss

cabelos lisos perfeitos

Muitas mulheres não abrem mão de secadores, chapinhas e baby liss, mas o hábito requer atenção, já que o calor excessivo desses aparelhos pode danificar o cabelo. Uma maneira de evitar danos é utilizar produtos com protetores térmicos.

Tome banhos mornos

Tomar banho frio no inverno é quase um castigo, mas, para cuidar dos cabelos, uma dica importante é tomar banhos mornos ao invés de super quentes, principalmente quando for lavar o cabelo.