Consegue ficar um mês sem redes sociais? Campanha mundial incentiva esta ideia

Por Thais Lopes em 30/08/2019

A instituição britânica Royal Society For Public Health (RSPH) promove, pelo segundo ano, uma campanha intitulada Scroll Free September, que propõe aos participantes reduzir ou ficar sem redes sociais por 30 dias, durante todo o mês de setembro.

O desafio de ficar sem redes sociais

O desafio é dividido em 5 categorias para que todos possam participar, sem desculpas. São elas: Busy Bee (sem redes sociais na escola ou no trabalho); Sleeping Dog (sem redes sociais no quarto); Social Butterfly (sem redes sociais em eventos sociais); Night Owl (desligar-se das mídias sociais todos os dias, a partir das 18h); e Cold Turkey (não abrir nenhuma rede social por 30 dias).

sem redes sociais

Foto: divulgação Central Press

Segundo a RSPH, a campanha é uma oportunidade de pensarmos sobre nossa relação com as mídias sociais – será que não está gerando um impacto negativo em nossas vidas? Para a instituição, ficar sem redes sociais por um mês fará o participante refletir sobre o seu uso: o que perdeu, o que não fez, e o que conseguiu fazer para aproveitar melhor o seu tempo. De acordo com a diretora nacional do sistema de saúde inglês, o NHS, Claire Murdoch, as mídias sociais estão contribuindo para aumentar os problemas de psicológicos em jovens e, se nada for feito, haverá uma epidemia de saúde mental na próxima geração.

Como as redes sociais nos afetam

Para o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, depressão, problemas de sono, medo de “estar por fora”, bullying, ansiedade, inveja, solidão e baixa autoestima são alguns dos sintomas de quem passa tempo demais nas redes sociais. “Uma das questões implicadas no uso das redes sociais é a compulsividade, que pode levar ao uso excessivo e sem controle. Fique atento se a última coisa que você faz antes de dormir é usar o celular e a primeira ao acordar é utilizá-lo”, alerta.

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Segundo o especialista, um dos problemas é querer ser e viver o que vê e se projeta nos outros, mas, nas redes sociais, o que se vê é uma perfeição artificial, muitas vezes impossível de atingir. “Há estudos que mostram que ficar de cinco dias a uma semana sem entrar nas redes sociais já ajuda a diminuir o nível de estresse e melhorar a satisfação com a própria vida. Se um mês inteiro parece impossível, tente usar as redes em momentos programados durante o dia. Assim, você volta a assumir o controle e sair do imediatismo das atualizações e das respostas instantâneas. Um passo inicial para o mês de setembro é programar de quatro a cinco horários de uso com duração máxima de cinco a oito minutos cada”, sugere.

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Foto: divulgação Central Press

Sem limites

O uso desmedido das redes sociais tem afetado em especial a saúde mental dos brasileiros. Um estudo divulgado pela plataforma Hootsuite revelou que o brasileiro é o terceiro público que gasta o maior tempo na internet. São, em média, 9h14 diariamente na web, ficando atrás apenas dos tailandeses (9h38m) e filipinos (9h29m). Porém, no tempo que se gasta em redes sociais, os brasileiros ficam em segundo lugar (3h39), perdendo apenas para os filipinos (3h57) e à frente dos tailandeses (3h23). Segundo a pesquisa, 130 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, o equivalente a 57% da população do país. “Considerando que o tempo é hoje um dos nossos principais ativos e a expectativa média de vida do brasileiro é de 76 anos, não é inteligente perder cinco anos de vida em redes sociais”, avalia o professor.

Para participar do Scroll Free September, basta escolher uma categoria e se registrar gratuitamente no site da RSPH.

Instagram é a pior rede social para a saúde mental

Uma pesquisa da RSPH com cerca de 1.500 voluntários de 14 a 24 anos revelou que 90% deles utilizam redes sociais. Segundo o estudo, as piores redes sociais para a saúde mental dos jovens são as que mais provocam sensação de solidão e ansiedade: Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter e YouTube – nessa ordem.

De acordo com a CEO da RSPH, Shirley Cramer, o Instagram foi descrito pelos jovens entrevistados como mais viciante que cigarros e álcool. O site da RSPH dá inúmeras dicas para quem acha que não vai conseguir reduzir ou eliminar o uso das redes sociais por 30 dias. Entre elas, estão:

1 – Fora da vista, longe da mente!

Livre-se da tentação, excluindo os aplicativos de mídia social de seus dispositivos. Não se preocupe, você poderá fazer o download deles e fazer login novamente depois de setembro. Se isso parece muito ou você não está planejando ir completamente à Cold Turkey, pode ser útil desativar as notificações. A exclusão do atalho para aplicativos de mídia social da tela inicial do dispositivo também pode ser eficaz quando você tenta permanecer em Scroll Free. O tempo extra necessário para encontrar o aplicativo pode lhe dar a chance de questionar por que você está usando isso em primeiro lugar.

2 – Diga a todos antecipadamente o que você está fazendo

Isso dará aos seus seguidores a chance de aceitar o fato de que talvez não saibam o que você está fazendo no café da manhã por um mês. Antes de 1º de setembro, atualize sua biografia, envie uma postagem final de despedida ou adicione uma linha à sua assinatura de e-mail para compartilhar que você está participando. Deixe o seu número e diga a eles para lhe telefonarem se precisarem de você.

3 – Façam isso juntos!

Reúna um grupo para participarem juntos do Scroll Free September. Conversar com os outros sobre como eles estão dando um tempo nas mídias sociais e compartilhar seus progressos e dicas para permanecer no Scroll Free pode ajudar a mantê-lo motivado e a se sentir menos sozinho. Também dá a você a chance de sair com seus amigos e familiares sem que isso seja documentado em redes sociais. Por que não fazer uma competição com seus colegas para ver quem pode ficar com o Scroll Free September mais tempo?

4 – Reflita

Refletir sobre as razões pelas quais você está aderindo ao Scroll Free durante todo o mês é importante para se manter motivado. Levar algum tempo para refletir sobre os benefícios, e até mesmo o que você perdeu ao longo do mês, será útil ao estabelecer um relacionamento mais saudável e mais equilibrado com as mídias sociais no futuro.

5 – Divirta-se!

Por que não colocar seu tempo livre recém-descoberto em bom uso e definir uma meta pessoal que não envolva a mídia social? Você pode iniciar uma nova atividade, conversar com amigos e parentes o máximo possível cara a cara ou ao telefone, ou até mesmo aprender um idioma.

Fonte: Central Press