Trabalhar mais de 45 horas por semana pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, revela pesquisa
Uma pesquisa publicada no Journal of Occupational and Environmental Medicine revelou que trabalhar mais de 45 horas por semana, ao longo de uma década, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
+ Trabalhar ou estudar antes das 10h pode deixar as pessoas doentes e estressadas
A constatação feita por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, levou em conta dados de mais de 1.900 participantes de um estudo de longo prazo sobre saúde e trabalho. Todos estavam empregados há pelo menos dez anos. A equipe descobriu ainda que, entre os que atuam em período integral, o risco é significativamente maior.
A pesquisa levou em consideração eventos como infarto, derrame, pressão alta, angina, doença coronariana e insuficiência cardíaca. O risco dessas ocorrências na população estudada foi de 43% e não variou muito entre quem trabalhava entre 40 e 45 horas. Mas, além desse período, o risco aumentou cerca de 1% para cada hora trabalhada a mais.
Para os indivíduos que trabalharam 55 ou mais horas ao longo de uma década, o alerta foi ainda maior: o risco de doenças cardiovasculares é 16% mais alto. E, entre aqueles que seguiram uma jornada de 60 horas ou mais, pelo mesmo período, o risco foi 35% maior.
Via Daily Mail