Ser pessimista pode ser bom, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 25/08/2015

Você é daquelas pessoas que sempre aconselha os amigos a ver o lado bom da vida? Que acredita que tudo tem um motivo certo para acontecer e que costuma dizer que o pessimismo não deve ser cultivado? Pois é. Talvez seja hora de você rever os seus conceitos.

+ Coisas que você deve fazer antes dos 25 anos para não se preocupar com dinheiro mais tarde

+ Oito dicas para quem deseja se tornar um milionário

A psicóloga alemã Gabriele Oettingen passou mais de vinte anos estudando os possíveis benefícios do pensamento negativo e chegou a algumas conclusões que são, no mínimo, interessantes.

Um de seus projetos começou nos anos 90, quando a psicóloga analisou um grupo de mulheres que participava de um programa para emagrecer. Uma das primeiras perguntas que deveria ser respondida pelas participantes era: “Como você acha que se sairá até o final do programa?”.

Depois de alguns meses, a pesquisadora descobriu que as mulheres que pensaram que o processo de emagrecimento seria difícil e que até não acreditavam no sucesso do projeto perderam cerca de 10kg a mais do que o resto do grupo, que pensava positivo e acreditava que obteria sucesso no tratamento.

+ Cinco dicas para vencer a timidez

+ Jovens estão ficando cada vez mais pobres, diz pesquisa

Esse resultado fez com a psicóloga chegasse a seguinte conclusão: pessoas positivas não atingem seus objetivos e param no meio do caminho, enquanto pessoas pessimistas são mais motivadas para alcançar seus sonhos e objetivos.

A explicação para essa conclusão está no fato de que, ao passar muito tempo fantasiando resultados positivos, o indivíduo não olha para a realidade ao seu redor e posterga o momento de entrar em ação em busca da materialização dos seus sonhos. Ao invés de ir à academia ou de estudar para uma prova, pessoas otimistas e positivas ficam fantasiando a ideia de ter seu corpo musculoso e em forma e apenas imaginam as boas notas escolares.

Apesar disso, a psicóloga não aconselha que as pessoas dediquem sua vida ao pessimismo. Ela acredita que alguns passos são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados:

  • Pense sobre os seus sonhos
  • Pense nos resultados concretos desse projeto
  • Trace os obstáculos que devem ser percorridos para que o projeto dê certo
  • Elabore um plano de ação para realizar o seu desejo

De acordo com a psicóloga, é importante evitar o pensamento positivo para tudo o que acontece na vida. Ela ressalta que é necessário analisar a realidade e ser, sim, um pouco pessimista.

Via Science of Us / Foto: WikiHow