Ser ansioso pode ser bom, diz estudo

Por Patricia Machado em 30/12/2015

Pessoas ansiosas costumam perder a paciência com facilidade, são dramáticas e não aguentam esperar pelos futuros acontecimentos. Baseado nessas características, ser ansioso costuma ser uma má qualidade. Mas, um estudo comprovou que é possível ver o lado positivo da ansiedade.

+ Preocupações consomem quase 5 anos de vida, diz pesquisa

+ Ser pessimista pode ser bom, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada pelo jornal de ciência eLife concluiu que pessoas ansiosas têm mais facilidade para descobrir o que os outros estão sentindo e para reagir em situações perigosas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram para que 24 adultos preenchessem um questionário capaz de avaliar os níveis de ansiedade. Depois, cada participante deveria ver fotos do rosto de pessoas e descrever suas emoções.

+ Consumir café faz você viver mais, diz pesquisa

Durante os testes, os cientistas acompanharam os sinais nos cérebros dos candidatos para analisar a rapidez com que cada um avaliou as emoções nas fotos e quais áreas do cérebro foram ativadas durante o processo.

Os pesquisadores concluíram que aqueles que sofriam de ansiedade eram capazes de descobrir as emoções negativas dos outro de forma mais rápida e eficiente. Por causa disso, pessoas ansiosas são capaz de reagir de maneira mais eficaz quando são ameaçadas ou vivem uma situação perigosa.

Via Metro