Por que é tão difícil dormir em um lugar novo?

Por Pedro Katchborian em 28/04/2016

Não existe nada tão confortável quanto a nossa cama. Passar semanas dormindo fora de casa e voltar para o aconchego do lar é uma das melhores sensações do planeta. E agora a ciência explica por que é tão difícil dormir em um lugar novo.

+ Dez dicas para dormir bem no calor

Pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos, ivestigaram os motivos pelos quais é tão estranho dormir em um lugar novo e chegaram a uma conclusão bem curiosa: uma vigilância quase animal. Quando dormimos em um lugar que não é a nossa casa, nosso cérebro pode identificar quartos de hotel e novos apartamentos como ambientes perigosos. Portanto, ficamos em alerta e não conseguimos descansar

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores recrutaram 35 voluntários que dormiram duas noites fora de casa. Os participantes tiveram a pressão, batimento cardíaco, respiração e até atividade do cérebro monitorados durante o sono.

Os cientistas perceberam que na primeira noite de sono os voluntários tinham mais atividade na parte esquerda do cérebro, que é mais sensível a ambientes estranhos e potencialmente perigosos.

Via Mental Floss