Mitos e verdades sobre tratamentos estéticos

Por Patricia Machado em 13/10/2015

De acordo com a última pesquisa do instituto Sophia Mind, 54% das mulheres estão insatisfeitas com alguma parte do corpo. E os motivos para tanto incomodo são bem variados: 55% delas se dizem insatisfeitas com o peso e 38% das mulheres não gostam da celulite, por exemplo.

+ Mitos e verdades sobre rituais de beleza

+ Clínicas de emagrecimento e estética pelo Brasil

Para ajudar as mulheres a entrarem em forma e se sentirem mais felizes com o seu corpo, existem hoje diversos tratamentos estéticos no mercado. “Por causa do verão, a procura por tratamentos aumenta cerca de 30%. Celulite, gordura localiza e estria fazem parte da lista de principais queixas”, diz Juliana Viesi, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os tratamentos estéticos permitem que a paciente alcance resultados rápidos com procedimentos pouco invasivos. “Através de uma consulta médica é possível identificar o melhor tratamento para cada caso”, afirma a dermatologista. “É preciso avaliar o que incomoda a mulher, quais são as suas reais expectativas e o tempo disponível para a realização do tratamento”, completa.

wellness-285587_1280 (1)

Para ajudar as mulheres a entrarem em forma e se sentirem mais felizes com o seu corpo, diversos tratamentos estéticos existem no mercado

Antes de começar um tratamento, a mulher precisa de alguns cuidados especiais. “Em alguns casos, a mulher precisará passar cremes ou tomar medicação via oral. Por isso, é importante que o procedimento seja realizado por profissionais capacitados”, ressalta Juliana. Para conseguir melhores resultados, além dos tratamentos estéticos, a mulher deve fazer dieta e exercícios físicos.

+ Spas para emagrecimento no Brasil

A boa notícia é que existem tratamentos estéticos capazes de fazer com que as mulheres entrem em forma para o verão. Os tratamentos fazem com que a mulher perca medidas, combata a flacidez e amenize as celulites.

Para você não errar na escolha do tratamento ideal para o seu corpo, a dermatologista Juliana Viesi revelou ao portal DicasCidades os mitos e verdades sobre os tratamentos estéticos que estão em alta. Dê uma olhada:

  • Criolipólise

Como funciona? Essa técnica usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. A ideia é congelar as células de gordura do corpo, o que faz com que elas se rompam totalmente e sejam eliminadas pelo corpo através da urina e fezes. “Esse método é usado para a redução de gordura na região do abdômen, flancos e parte interna das coxas”, diz Juliana.

De quanto em quanto tempo? O intervalo entre as sessões precisa ser de dois meses e apenas três aplicações por ano podem ser realizadas.

Dá resultado? Sim. O procedimento permite uma redução de cerca de 20% na área aplicada.

  • Ultrassom

Como funciona? Quem quiser entrar em forma até o verão pode apostar no tratamento feito com ultrassom, que ajuda na eliminação de celulite e gordura localizada.

De quanto em quanto tempo? “O procedimento pode ser realizado a cada quinze dias ou mensalmente”, diz Juliana.

Dá resultado? Sim. O ultrassom emite ondas sonoras que promovem vibrações mecânicas nos tecidos subcutâneos, que dissolvem as células de gordura.

+ Superação: inspire-se com as histórias de pessoas que perderam muito peso!

  • Radiofrequência

Como funciona? A radiofrequência é um tratamento indicado tanto para o rosto como para o corpo. O objetivo do tratamento é melhorar a textura da pele e diminuir flacidez. “A radiofrequência promove um aquecimento das camadas da pele e isso permitirá a contração do colágeno”, afirma a dermatologista. “O método é bastante utilizado na região do abdômen, face, pescoço, face interna das coxas e braços”, completa.

De quanto em quanto tempo? O tratamento pode ser feito semanalmente ou a cada quinze dias.

Dá resultado? Para que haja algum efeito positivo até o verão, a mulher deverá fazer cerca de dez sessões.

  • Carboxiterapia

Como funciona? Originalmente a técnica foi criada para tratar problemas em artérias e acelerar a cicatrização de feridas. Mas, aos poucos começou a ser usada no meio estético para o tratamento de celulite. A carboxiterapia é feita através da aplicação de injeções de gás na área a ser tratada.

Dá resultado? Não. “Eu não recomendo esse procedimento estético porque não há resultados científicos capazes de comprovar os benefícios do tratamento”, alerta Juliana.

+ Conheça alguns dos principais serviços de luxo no Brasil

  • Lipo laser

Como funciona? O procedimento é indicado para áreas pequenas do corpo, uma vez que a técnica é mais invasiva. “A técnica faz pequenos furos na pele, onde será feito a sucção de gordura. Em alguns casos, também será possível destruir a gordura através de um laser”, explica Juliana.

De quanto em quanto tempo? O procedimento pode ser feito a cada três meses.

Dá resultado? Sim, mas é preciso correr para que a técnica apresente resultados até o verão.

  • Massagem modeladora

Como funciona? A massagem modeladora aumenta a circulação do corpo, diminuindo o inchaço e a celulite.

De quanto em quanto tempo? A técnica pode ser feita toda a semana.

Dá resultado? Sim, mas existem técnicas mais modernas e eficazes.