Gelo após exercícios intensos garante rápida recuperação muscular

Por em 25/04/2016

Após a prática de exercícios físicos intensos, uma das respostas mais comuns do corpo humano é a fadiga muscular. Na rotina de um atleta, por exemplo, a recuperação dos músculos é fundamental para um bom rendimento e, sem os devidos cuidados antes e depois dos treinos, a musculatura desgastada pode sofrer lesões capazes até de afastar um atleta das provas.

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Atualmente existem diversos procedimentos para atenuar os desconfortos pós-atividade física, mas o queridinho da vez é a crioterapia. A técnica, utilizada desde a década de 1970 para o tratamento de lesões esportivas, vem ganhando versões cada vez mais modernas e aprimoradas, a fim de garantir a rápida recuperação física de atletas de todos os níveis.

“Funciona basicamente assim: o contato com o gelo ou com a água muito gelada, após a atividade física, contrai os vasos sanguíneos e diminui a circulação, atuando como agente analgésico e antiinflamatório, favorecendo a reabilitação dos músculos”, diz Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, em São Paulo

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Dores musculares e articulares e processos inflamatórios provocados por traumas ou exercícios intensos podem ser amenizados com a crioterapia. A técnica pode ser aplicada de várias maneiras, dependendo da região, do tamanho da área a ser tratada, do tipo de trauma e do retorno desejado.

“Compressas de gelo ou gel podem ser aplicadas de forma mais localizada, em sessões de 15 a 20 minutos. Já em atletas, a imediata imersão em água muito gelada após a atividade física, por até 20 minutos, favorece a reabilitação”, diz o fisiologista.

A técnica por si só, segundo o fisiologista do HCor, não trata nenhum processo inflamatório mais intenso. O estresse físico causa microlesões na célula muscular e este reparo necessita de tempo. “É importante alertar que, caso a dor persista, o ideal é buscar orientação profissional para um melhor diagnóstico e tratamento”, recomenda.

Suplementação alimentar

Embora seja a bola da vez, há outros métodos de recuperação muscular, como o uso de suplementos alimentares. Estudos mostram que complexos vitamínicos são capazes de atenuar significativamente a inflamação muscular. “A suplementação, principalmente de carboidratos e proteínas, faz com que a recomposição do desgaste muscular seja feita de maneira mais eficiente”, ressalta Diego Leite de Barros.