Estudo revela porquê algumas mulheres não conseguem alcançar o orgasmo

Por Patricia Machado em 08/04/2016

Algumas mulheres não conseguem alcançar o orgasmo durante a relação sexual. Por isso, é comum que muitas delas acabem fingindo tal sensação para demonstrarem prazer aos seus parceiros. De acordo com a última pesquisa encomendada pela revista Cosmopolitan, 67% das 2 300 mulheres entrevistadas já fingiram um orgasmo.

+ Quanto tempo, em média, dura a atividade sexual? A ciência tem a resposta!

+ App revela o país onde se faz mais sexo e o melhor dia do mês pra chegar ao orgasmo

Por causa do altíssimo índice, um estudo comandado pela médica Elizabeth Emhardt, da Indiana University School of Medicine, nos Estados Unidos, quis entender o motivo pelo qual muitas mulheres não conseguem atingir o ápice do prazer sexual.

Enquanto muitas pessoas acham que a experiência da mulher e do homem durante a relação sexual são fundamentais para se chegar ao orgasmo, Elizabeth concluiu que a anatomia da vagina tem um papel importantíssimo para que as mulheres possam ter a sensação de prazer durante o atividade sexual.

Além disso, a posição de penetração do pênis ou dos brinquedos sexuais podem influenciar no orgasmo feminino.

“Muitos estudiosos acreditam que o orgasmo está baseado no fato da mulher se sentir poderosa, na sua autoconfiança e na sua desenvoltura durante a relação sexual. Mas, ao invés disso, nós descobrirmos que a anatomia do órgão sexual pode influenciar nessa experiência”, disse Elizabeth ao The Independent.

Para chegar a essa conclusão, o time de pesquisadores liderados por Elizabeth analisaram os resultados de inúmeros estudos que já foram publicados sobre anatomia dos órgãos sexuais e a performance sexual.

O estudo ainda quer desvendar quais são as melhores anatomias do órgão sexual feminino para se chegar ao orgasmo. Elizabeth pretende comandar novas pesquisas em breve.

Foto: Thinkstock