Estudo comprova que viver perto da água diminui o estresse

Por Pedro Katchborian em 03/05/2016

Sabe aquela ideia de que viver perto do mar pode espantar o estresse da sua vida? Pois ela foi recentemente comprovada por um estudo. Publicada no jornal Health & Place, a pesquisa cruzou alguns dados para chegar à conclusão: foram analisadas informações de uma pesquisa anual do governo da Nova Zelândia sobre saúde, estilo de vida e bem-estar geral.

+ Saiba como o estresse pode afetar o seu cérebro 

O estudo focou na cidade de Wellington e os cientistas perceberam que viver perto da água estava relacionado a níveis mais baixos de estresse. A pesquisa também comprovou que essa descoberta não tem nada a ver com a faixa sócio-econômica das pessoas, já que mesmo analisando as variáveis como sexo, renda e níveis de crime, as descobertas se mantiveram.

Outro ponto curioso é o que o mesmo não foi constatado em relação às áreas verdes. Ou seja, é o poder terapêutico da água que causa essa sensação de bem-estar nas pessoas. “Pode ser por que a área azul (mar, lagos, rios, etc) é toda natural, enquanto o espaço verde costuma ser feito pelo homem”, disse o geógrafo Amber L. Pearson, que participou da pesquisa.