Dieta sem glúten: a nova promessa para quem quer emagrecer

Por Patricia Machado em 30/04/2015

Para muitas mulheres, toda segunda-feira traz uma promessa: deste dia em diante, estaremos de dieta. Algumas querem perder uns quilinhos, se sentir menos estufadas ou apenas se olhar no espelho e gostar da imagem que veem. A bola da vez entre celebridades como Victoria Beckham, Lady Gaga, Miley Cyrus, Bruna Marquezine e Gwyneth Paltrow é a dieta sem glúten.

A ideia principal desse conceito é eliminar os alimentos que contém glúten das refeições. O glúten é uma proteína natural que está presente no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e produtos derivados como pães e bolos.

Os alimentos que contém glúten são ricos em calorias. Por isso, ao eliminá-los da dieta, a ingestão calórica diminui e há também uma aceleração do metabolismo, já que o organismo poderá absorver melhor os nutrientes dos alimentos. E, isso, permitirá o emagrecimento. “O glúten é uma proteína de difícil digestão e com alto potencial alergênico”, diz a nutricionista especialista em nutrição funcional Thaianna Velasco. “Ao eliminar alimentos ricos em carboidrato e que contém glúten, a redução de inchaço e peso são imediatas”, completa. A promessa é de que é possível perder até cinco quilos em duas semanas.

Mas, como toda dieta, é preciso cautela. Quem está acostumado à ingestão de alimentos com glúten e não possui alergia ou intolerância a essa proteína, deve retirar o glúten da rotina alimentar por um curto período de tempo, cerca de 15 dias. Depois desse período, a pessoa deve comer refeições com glúten duas vezes por semana. “Se o glúten for retirado radicalmente da dieta, o organismo pode desenvolver intolerância a essa proteína e sintomas como má digestão, insônia e enxaqueca”, diz Thaianna.

Uma dica para se adaptar a nova dieta é procurar alimentos que já vem sem glúten, cada vez mais comuns em lojas e supermercados, ou substituir um produto com glúten por outro de mesmo valor nutricional. Para você não descuidar da saúde e testar a dieta que está encantando e emagrecendo as celebridades, o Apontador reuniu vídeos com receitas fáceis para você ficar livre do glúten:

Panqueca de abobrinha sem glúten

Pão sem glúten

Bolo de coco sem glúten

Tapioca mexicana sem glúten

Pizza sem glúten

Biscoitos de limão sem glúten