Cinco dicas para melhorar a sua memória

Por Pedro Katchborian em 14/10/2015

Uma nova pesquisa conduzida por uma empresa do Reino Unido comprovou que a memória dos seres humanos está sendo enfraquecida. A grande culpada é a tecnologia: segundo a pesquisa, pessoas estão recorrendo a dispositivos móveis para guardar informações em vez de usar o cérebro. E faz todo o sentido: afinal, qual foi a última vez que você memorizou o celular de alguém?

+ 10 frases de Bill Gates para você se inspirar

Se você considera que a sua memória não é lá essas coisas ou apenas quer melhorá-la, aqui vão algumas dicas:

Alimente-se bem

Sim, a sua alimentação está diretamente relacionada com o seu cérebro. Se você busca exercitar e treinar a sua memória, médicos e nutricionistas recomendam o consumo de peixes, verduras e legumes, além de maneirar em ingredientes industrializados e gordura.

 faixa_blog

Exercite-se

Um estudo publicado em 2010 na revista Neuroscience revelou que o exercício regular melhorou o fluxo de sangue no cérebro e fez com que macacos aprendessem novas tarefas duas vezes mais rápido do que os que não se exercitaram.

Outra pesquisa comprovou que pessoas que fazem atividades físicas conseguem expandir o centro de memória do cérebro de 1 a 2 % por ano, quando a tendência é que esse número caia ao invés de aumentar.

faixa_blog

Durma bem

Você já deve ter percebido que nos dias em que dorme de 4 a 5 horas não apresenta o mesmo desempenho no trabalho se comparado aos dias em que você dorme de 7 a 8 horas. É comprovado científicamente que dormir melhora a sua memória e sua performance em atividades intelectuais.

 faixa_blog

Pare de tentar ser multitarefas

Sabe quando você está falando ao celular e carregando compras? Aí você deixa a sua chave em algum lugar e simplesmente esquece onde a colocou? Isso acontece por que o cérebro precisa de cerca de 8 segundos para colocar um pedaço de informação em sua memória. Ou seja, tentar fazer três ou cinco tarefas de uma só vez não ajuda em nada a sua memória. Vale mais a pena focar em apenas uma.

 faixa_blog

Use a mnemónica

Mnemónica é a técnica utilizada para te ajudar a lembrar das coisas. Uma das suas regrinhas é usar associações e contar historinhas na sua cabeça. Por exemplo, você precisa pegar cinco itens no mercado: banana, requeijão, ovo, brócolis e alho. Ao invés de ficar repetindo as palavras na sua cabeça, você pode criar a palavra BROBA para lembrar.